Habitação

Aprovada proposta de regulamento do apoio a obras para melhorar acessibilidade em habitações

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

ip_reabilitacao_elevadores_pasteleira_2024_02.jpg

Inês Pereira

O Município do Porto aprovou, esta segunda-feira, em reunião de Executivo, o projeto de regulamentação do programa de apoio à acessibilidade na habitação para pessoas com mobilidade condicionada - NiveLar. Segue-se, agora, o período de consulta pública, que se prolongará por 30 dias.

Anunciado pelo vereador da Habitação, Pedro Baganha, no final de janeiro, o programa tem como objetivo promover a melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade das casas onde residem pessoas com deficiência e incapacidade.

Assim, a Câmara do Porto, através da empresa Domus Social, vai apoiar a realização de obras que promovam a eliminação de barreiras no interior das habitações e a adoção de medidas que visem a dignificação das condições de vida destes moradores.

A proposta prevê que possam beneficiar deste programa todas as pessoas que residam no Porto e que tenham uma deficiência com grau comprovado de incapacidade permanente, igual ou superior a 60%.

Podem ser beneficiários os proprietários da habitação ou os inquilinos, mediante autorização do proprietário para a obra.

O montante inicial de afetação ao programa é de 50 mil euros, subsidiado pela autarquia. A proposta prevê, ainda, que o apoio financeiro a conceder possa corresponder a 100% das despesas elegíveis, até ao montante máximo de 7.500 euros por habitação.

O pagamento será disponibilizado de forma única após a conclusão da intervenção e mediante apresentação da fatura emitida, ou, excecionalmente e a pedido do beneficiário, poderá ocorrer de forma faseada (30% + 70%).

Após entrada em vigor da versão final do documento, a Domus Social anunciará a abertura das candidaturas. Caberá à empresa municipal proceder à receção, análise e aprovação dos pedidos.

Desta forma, o Município pretende assegurar o exercício pleno dos direitos de cidadania das pessoas com necessidades especiais, na medida em que a promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida dos cidadãos.