Urbanismo

Aprovada a atribuição de novos topónimos a cinco ruas da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_RE_24out_18.JPG

Filipa Brito

Proposta da Comissão de Toponímia para atribuição de topónimos para diferentes arruamentos da cidade, localizados na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, em Campanhã, e em Ramalde, acolhida por unanimidade do Executivo municipal.

A breve trecho, o Porto terá cinco novos topónimos que não só homenageiam figuras da história da cidade, como olham também para o futuro da Invicta. É o caso da atribuição do topónimo “Rua do Terminal Intermodal” ao novo arruamento com início na Rua do Pinheiro de Campanhã e fim na Rotunda de Bonjóia, em Campanhã.

O Terminal Intermodal de Campanhã foi inaugurado a 20 de julho, refletindo a aposta no transporte público eficiente e sustentável, bem como a ambição de atingir a neutralidade carbónica até 2030.

Também em Campanhã, vão surgir os topónimos “Rua Companhia Portuguesa do Cobre“ – Antiga Fábrica do Cobre (novo arruamento com início na Estrada da Circunvalação e fim em arruamento projetado) e, ligado a este, “Rua Sebastião Sanhudo” – 1851-1901 – Ilustrador (novo arruamento com início na Rua Companhia Portuguesa do Cobre e fim em arruamento projetado).

Ao arruamento com início na Rua de Vila Nova e fim projetado, na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, foi atribuído o topónimo “Rua Dalila Rocha” – 1920-2009 – Atriz do TEP.

Em Ramalde, o arruamento com início na Rua do Tenente Valadim vai tornar-se “Rua Fernando Aguiar Branco” – 1923-2021 – Presidente da Fundação António de Almeida.

“Em cinco nomes só aparece o nome de uma mulher, Dalila Rocha, que foi uma grande atriz. Queria que aparecessem mais no futuro. Por isso este apelo à Comissão de Toponímia para que haja mais nomes de mulheres nas ruas do Porto”, assinalou a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo.

O vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, que assinou a proposta levada ao Executivo, explicou que “apesar da responsabilidade da atribuição de topónimos ser desta Câmara Municipal, isto vem da Comissão de Toponímia. Escapa-nos completamente a qualquer influência”. “Naturalmente acompanho a preocupação da vereadora. A verdade é que só há três nomes de pessoas”, acrescentou.

“Não podia deixar de referir que em 2019 existiam apenas 50 ruas com nomes femininos. Nomes como Antas, Boavista, Virtudes, são considerados femininos. Muito poucas mulheres estão representadas nas ruas da nossa cidade, e isso é um problema grave que nós temos, até de reconhecimento histórico que é necessário fazer”, indicou Maria Manuel Rola, vereadora do BE.

Na reunião pública de segunda-feira foi igualmente aprovado o início do procedimento administrativo de criação do Regulamento Municipal para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local do Porto, que reuniu unanimidade.

Já a cedência de um terreno na Avenida da Cidade de Xangai, em Ramalde, à Associação de Futebol do Porto, para a construção de uma academia de futebol, bem como um apoio para a prossecução do Programa de Desenvolvimento Desportivo, mereceu os votos favoráveis da maioria dos vereadores, registando-se a abstenção do BE e o voto contra da CDU.