Política

Aprovação do regulamento do Cartão Porto. permite alargar benefícios

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Em circulação desde abril, o Cartão Porto. viu o seu regulamento ser aprovado, na segunda-feira, pela Assembleia Municipal. Esta decisão vai permitir alargar os benefícios fora da esfera municipal, mantendo o processo sempre evolutivo.

Às várias vantagens relacionadas com descontos em eventos e espaços culturais junta-se, já neste mês, o espetáculo que antecipa a noite de Passagem de Ano na cidade. No dia 30, o concerto dos GNR no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota é de entrada gratuita para quem tiver o cartão.

Em substituição do presidente da Câmara do Porto, o vice-presidente acredita que o Cartão Porto. poderá “fazer algo para mudar a nossa cidade” como a relação do município com o munícipe.

“O cartão nasceu e vai ter o seu percurso de desenvolvimento”, afirmou Filipe Araújo, lembrando que primeiro vieram “os benefícios de índole municipal”, mas que “outras entidades poderão aderir”. “Estamos à procura de entidades com benefícios e interesse público”, assume o vice-presidente.

Admitindo a possibilidade de uma versão digital do cartão, Filipe Araújo sublinhou que a intenção de optar pelo físico veio “para não deixar ninguém de fora”.

Aprovado por unanimidade, o Cartão Porto. reúne consenso entre os deputados eleitos. Pelo movimento Rui Moreira: Aqui Há Porto, Fátima Silva lembrou que “este regulamento só é necessário agora” precisamente “para abrir a outras entidades de interesse público”. A deputada partilhou a informação de que “já foram emitidos 25 mil cartões” e de que “só em outubro”, foram efetuadas cerca de 208 mil validações em transportes públicos por jovens entre os 13 e os 18 anos com o cartão.

Da CDU, José Varela afirma que é “positivo que haja interesse da autarquia em criar melhores condições para os munícipes usufruírem da cidade onde vivem”. “Consideramos positivo que dê acesso à utilização gratuita do Funicular dos Guindais corrigindo uma injustiça de há muitos anos”, mas “seria bom que pudesse ser utilizado nos elétricos da cidade”.

Já o PSD assumiu que “se revê na estratégia de aproximar o munícipe do município”. Rodrigo Passos desafiou o Executivo a “incluir o cartão na estratégia maior do digital”. Da opinião de que este é “um regulamento bastante acertado”, o deputado do PAN, Paulo Vieira de Castro deixou a ideia de que o cartão “poderá estar na génese de uma moeda digital Porto”.

Do Bloco de Esquerda veio a certeza de que “este é um cartão que congrega uma série de benefícios que os munícipes devem ter nas cidades onde vivem”. Susana Constante Pereira enalteceu que a gratuitidade dos transportes até aos 18 anos – igualmente contemplada pelo Cartão Porto. – tenha sido posta em prática. A deputada bloquista defendeu, no entanto, que o cartão deveria ter “maior acessibilidade” a outros espaços como o Coliseu do Porto, a Fundação de Serralves ou a Casa da Música.

Entre as várias vantagens do Cartão Porto. estão a entrada gratuita em todas as estações do Museu da Cidade, o desconto de 50% na bilhética para os espetáculos do Teatro Municipal do Porto – Rivoli . Campo Alegre, a utilização gratuita do Funicular dos Guindais, passando pelo acesso às instalações das piscinas municipais a metade do preço, até ao envio de SMS com avisos personalizados dos serviços do trânsito ou da proteção civil.

O cartão pode ser pedido através da plataforma cartao.porto.pt.