Cultura

Apresentado o livro “A Igreja dos Clérigos como um instrumento musical”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Construído a partir de uma reflexão sobre a relação entre a arquitetura e a música, o livro “A Igreja dos Clérigos como um instrumento musical”, da autoria do diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, João Pedro Xavier, retrata o monumento como “uma obra de arte total”. Foi publicado pela editora Circo de Ideias, com prefácio de Cristina Fernandes, e é o terceiro volume na coleção “Lições de Arquitetura”.

“Quando falo em obra de arte total, quero dizer que todos os fatores artísticos confluem para reforçar a mensagem que se quer transmitir e, no fundo, são extremamente persuasivas, porque encantatórias”, notou João Pedro Xavier, citado pela agência Lusa, apontando a Igreja dos Clérigos, projetada por Nicolau Nasoni e concluída em 1763, como um espaço que amplifica a música, como se de um instrumento se tratasse.

A apresentação da obra teve lugar ao final da tarde de quinta-feira, na Igreja dos Clérigos, e contou com a presença do autor, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de António Tavares, da Irmandade dos Clérigos, José Miguel Rodrigues, do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da FAUP, e do organista Rui Soares.