Sociedade

Aprender com os serviços de Ambiente a construir um hotel para insetos

  • Notícia

    Notícia

#DR_hotel_para_insetos.jpg

DR

Os insetos podem inspirar receio, mas são ótimos auxiliares para as nossas hortas ou jardins pelo seu papel na polinização e controlo de pragas. Nos mais recentes vídeos de Educação Ambiental, produzidos pelos serviços municipais, conta-se também uma história sobre o poder das plantas.

Os episódios virtuais de Educação Ambiental estão de regresso, com curiosidades acerca da biodiversidade e sugestões de atividades para pequenos e graúdos.

Uma das propostas está ao alcance de todos os que tenham uma horta, jardim, ou até mesmo uma varanda. Abrir um hotel para insetos pode soar inesperado, mas faz sentido para retribuir o importante trabalho destes ótimos auxiliares das hortas e jardins.

Para o bom equilíbrio biológico dos quintais ou jardins é fundamental o papel dos insetos polinizadores e auxiliares, que controlam as pragas das nossas plantas e polinizam 90% dos frutos que comemos. É comum termos receio destes pequenos animais, porque alguns deles podem picar, mas a probabilidade de sermos picados é muito reduzida.

Se são benéficos, queremos tê-los entre as nossas plantas. Se tivermos uma boa variedade de plantas ricas em pólen e néctar nos nossos quintais, hortas ou varandas, eles vão aproximar-se. Para darmos uma ajuda, podemos disponibilizar-lhes um hotel, sugere o episódio da série "Biodiversidade em casa".

Há também disponível no YouTube mais uma das "Histórias com ambiente dentro". Neste episódio conta-se uma história escrita por Alexandra Pinheiro e ilustrada por Sandra Nascimento: "Emília e o Chá de Tília".

É a história de uma princesa chamada Carlota, muito bonita, que tinha uns pés muito grandes, grandes demais para o seu tamanho. Os pés da princesa eram um incómodo permanente: todos os dias acordava com os pés de fora e andava sempre de mau humor.

Foi então que uma fada chamada Emília, criou um líquido delicioso para deixar a princesa Carlota mais calma do que nunca: era chá de tília. E o rei nem queria acreditar na boa disposição de Carlota a partir daí. Assista ao vídeo completo AQUI.

Para descobrir os restantes programas virtuais lançados ao longo dos últimos meses, siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.