Ambiente

Aprender a fazer tintas com quantas cores a natureza tem

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_coreto_marques_18.jpg

Filipa Brito

Entre as várias coisas que podemos ir buscar à natureza, a equipa de educação ambiental da Câmara do Porto apresenta uma que promete interessar aos jovens artistas das pinturas. No novo episódio de “Natureza a brincar”, ficamos a saber como ir à natureza buscar as cores – e os aromas – para as tintas dos desenhos das crianças.

O verde das folhas, o rosa das pétalas das flores, até os diferentes tons de castanhos da terra e do pó de café. Todas estas cores podem dar origem a tintas para usar nas pinturas criativas. Além de serem fáceis de fazer, não fazem mal à saúde. E deixam os papéis com aromas muito particulares.

Mas, e porque é de criatividade que falamos, a equipa da Câmara do Porto dá mais ideias: porque não ir às especiarias de cozinha para encontrar o amarelo do açafrão e o laranja do caril?

Juntando água morna e misturando bem, até das cascas da cenoura, da beterraba e da cebola é possível fazer cores diferentes e criar tintas totalmente naturais.

Noutros episódios da série “Natureza a brincar”, a equipa de Ambiente da Câmara do Porto ensinou os mais novos a fazer pincéis-vassoura, caça-sonhos ou a criar um “amiga imaginário”. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtag s#naturezaabrincar, #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.