Ambiente

Aprenda a semear árvores ou a transplantar plantas com os programas do ambiente

  • Notícia

    Notícia

#mno_arvoredo.jpg

Aprender a semear várias espécies de árvores, conhecer as melhores técnicas para mudar ou transplantar os vasos que tem em casa ou fazer trabalhos manuais com os mais pequenos, utilizando elementos encontrados na natureza, são as sugestões trazidas pelos episódios dos programas de Educação Ambiental.

Lançadas pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, estas séries continuam a presentear os portuenses, semanalmente, com episódios disponíveis no canal de Youtube do “Porto.”, que transmitem dicas úteis, histórias e conhecimentos sobre a vasta biodiversidade que nos rodeia.

No episódio 13 do programa “Biodiversidade em casa”, a equipa municipal ensina as melhores estratégias, passo a passo, para transplantar plantas, aproveitando o outono – a estação do ano mais apropriada, devido às temperaturas mais baixas e aos dias mais curtos – para garantir o seu desenvolvimento saudável.

No episódio seguinte, da mesma série, podemos ficar a conhecer as diferentes características de vários tipos de sementes existentes no nosso ecossistema e aprender a germinar duas espécies de árvores autóctones, que estão adaptadas ao nosso clima e são bastante apreciadas pela biodiversidade que nos rodeia, caso do castanheiro e do amieiro.

Já na nova série “Natureza a Brincar”, o primeiro episódio brinda os mais novos com dicas para criar um “amigo imaginário”, utilizando elementos fornecidos pela natureza.

Para criar este boneco, que será com certeza um grande companheiro de aventuras e de divertidas brincadeiras, é apenas necessário utilizar alguns ramos caídos de árvores, novelos de lã que os pais possam ter perdidos por casa e folhas de papel para fazer algumas colagens. Esta será uma forma didática e criativa de entreter as crianças com atividades que convidam a meter mãos à obra.

A iniciativa, lançada durante a época de confinamento, foi prolongada para continuar a partilhar com todos o conhecimento destes profissionais e manter ativo o contacto com milhares de pessoas.

Para descobrir os restantes programas lançados ao longo dos últimos meses, basta seguir as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.