Ambiente

Aprenda a fazer pincéis-vassoura para os pequenos artistas da família

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

DR_pinceis_vassoura.jpg

DR

Numa altura em que as ideias para entreter os mais pequenos começam a escassear, a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto apresenta mais uma sugestão, no mínimo, original: aprender a fazer pincéis-vassoura.

Depois de terem ensinado a construir um caça-sonhos - recorrendo apenas a ramos finos e restos de lã, no terceiro episódio da série “Natureza a Brincar”, a equipa do Ambiente explica como fazer pincéis-vassoura para os mais novos poderem dar azo à imaginação durante estes dias, e colorirem os seus desenhos de forma personalizada e também perfumada.

Para isso, são necessários apenas alguns elementos que podem ser facilmente encontrados na natureza, durante os passeios higiénicos: paus de pequena dimensão, agulhas de pinheiro, flores de alfazema e ramos de cedro.

De resto, alguns fios de ráfia de cores coloridas finalizam a lista de materiais necessários para criar um pincel único, à medida dos pequenos pintores lá de casa.

Finalmente, basta seguir as orientações simples e rápidas da equipa de Educação Ambiental do município para se conseguir uma ferramenta ideal para criar pinturas com texturas originais e diferentes.

Para completar este kit 100 por cento amigo do ambiente, no próximo vídeo da série “Natureza a Brincar” será ainda possível aprender a confecionar tintas naturais.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa, #atelierdaboavida, #ambientedescomplicado e #naturezaabrincar.