Educação

Aposta no ensino profissional para melhor qualificação dos jovens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Casa do Infante foi palco, na passada sexta-feira, de um encontro de centros tecnológicos especializados. A sessão de abertura contou com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, que revelou que o Porto tem, hoje, um número muito significativo de escolas profissionais e de grande qualidade: 29 escolas com oferta de ensino profissional (18 privadas e 11 públicas), frequentadas por cerca de seis mil alunos.

"O Município do Porto está empenhado em colocar o ensino profissional na sua agenda política e tem vindo a desenvolver uma política de aproximação e colaboração com os estabelecimentos de ensino que lecionam este tipo de educação profissionalizante", assumiu Fernando Paulo.

"Importa continuarmos a valorizá-lo e a desenvolver um trabalho em rede que alavanque boas práticas, fomente a partilha e a troca de experiências pedagógicas e promova um trabalho mais colaborativo e complementar", acrescentou.

O Município, conjuntamente com a Área Metropolitana do Porto, tem planeado e concertado a rede de ofertas profissionalizantes, através dos centros tecnológicos especializados. Este trabalho passa por adequar a oferta formativa aos desafios da indústria e da sociedade digital, respondendo às necessidades de qualificação dos jovens, desenvolver projetos curriculares inovadores, com maior integração da formação prática e tecnologicamente especializada, e infraestruturar os estabelecimentos de ensino.

Assim, até 2025, serão criados centros tecnológicos especializados que implicarão a associação a uma nova geração de cursos profissionais, assentes na inovação curricular e metodológica, capacitando os alunos para novos desafios de aprendizagem.

"Temos de construir mais e melhor educação para todos. Há um futuro a construir para o ensino profissional, sendo que os centros tecnológicos especializados constituirão uma outra oportunidade para reconstruir relevância escolar e social", concluiu Fernando Paulo.