Ambiente

Aplicação StayAway Covid criada pelo INESC TEC já foi descarregada por mais de 660 mil portugueses

  • Notícia

    Notícia

#fib_app_stayaway_covid.jpg

Filipa Brito

Apresentada na semana passada, no Porto, cidade onde a tecnologia nasceu pela mão de um grupo de investigadores do INESC TEC, a aplicação StayAway Covid já soma, ao início desta semana, mais de 660 mil utilizadores em Portugal. A instalação da app é voluntária e todos os seus registos são seguros e anónimos.

A aplicação móvel gratuita permite rastrear, de forma rápida e anónima, e através da proximidade física entre smartphones, as redes de contágio por Covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

Nesta segunda-feira, de acordo com os números apresentados por José Manuel Mendonça, presidente do conselho de administração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), na primeira palestra que reuniu, na cidade do Porto, especialistas de saúde, o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, desde o dia 8 de julho, mais de 660 mil portugueses já a descarregaram.

Sendo este um número expressivo para a primeira semana em operação, o académico quer no entanto que a app seja utilizada por milhões de portugueses. Quanto maior o número de pessoas ligadas à rede, maior a eficácia no combate à disseminação do novo coronavírus, sustenta.

"Não há dados pessoais envolvidos, há anonimato completo de quem é avisado de um potencial contacto perigoso - o infetado não sabe quem o infetou. Ninguém sabe quem é o infetado, à exceção das autoridades de saúde", afirmou José Manuel Mendonça. "Isto não é uma app, é um sistema complexo. Uma rede social, se quisermos", acrescentou o presidente do INESC TEC na sessão que também foi transmitida via web.

Fiável e "muito segura", a aplicação StayAway Covid pode ser descarregada gratuitamente para sistemas Android e iOS.