Desporto

Apito inicial para a reflexão sobre o presente e o futuro do futebol

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Já decorre, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, a segunda edição do Thinking Football Summit no Porto. Até sábado, alguns dos maiores nomes da indústria futebolística mundial estarão reunidos para explorar, pensar e debater a modalidade “que desperta milhões de paixões em todo o mundo”.

“Muito mais do que um simples jogo, o futebol assume-se hoje como um fenómeno multidimensional e o seu impacto faz-se sentir em diferentes áreas da vida e da atividade humana”, sublinhou o presidente da Câmara do Porto, na sessão de abertura, na manhã desta quinta-feira.

Por isso, acredita Rui Moreira, é inequívoca “a urgência de pensar o futebol”. Para lá da competição e do “espetáculo de massas”, a modalidade é, hoje, “uma indústria altamente rentável”, mas, também, “um instrumento de afirmação geopolítica, como estamos a assistir na Arábia Saudita, onde o futebol serve para o sportswashing de uma monarquia absoluta teocrática”.

O presidente da Câmara do Porto reforça que o Thinking Football Summit “é já o mais importante evento do género em Portugal” e que já vem ganhando afirmação na Europa “como um inovador espaço de reflexão, debate, celebração e convívio dedicado ao futebol”.

Assumindo como a cidade “tanto vibra com o futebol”, Rui Moreira afirma que a iniciativa “prestigia o Porto e reforça a sua notoriedade internacional numa modalidade em que temos tradição histórica e sucesso desportivo reconhecido”.

Participam este ano no Thinking Football Summit Pedro Pinto, fundadora da Empower Sports, Caroline Buckland, responsável pelos adeptos da Oracle Red Bull Racing Formula One Team, Robbie Lyle, fundador da Global Fan Network, Arianna Criscione, diretora do Women’s Football, Antero Henrique, gestor na Qatar Stars League, Pierdamiano Tomagra, responsável de marketing na Lega Serie A italiana, Marco Castellaneta, responsável pela área digital na Juventus, Andrés Garcia, coordenador de scouting do futebol feminino do Atlético de Madrid, ou Rosalía Ortega Pradillo, advogada desportiva.

Os três dias de evento oferecem, ainda, a oportunidade de ouvir testemunhos de presidentes dos principais clubes portugueses, como FC Porto, SL Benfica, Sporting CP, SC Braga ou Vitória SC, e de vários emblemas internacionais, como Valência, AS Roma, Paris Saint-Germain, Tottenham, Arsenal, Juventus, Atlético Madrid ou Wolverhampton.

Organizado pela Liga Portugal, em parceria com a Fun-Addict, o Thinking Football Summit tem o apoio da Câmara do Porto.