Sociedade

Apelo à adoção responsável renovado no Dia Mundial do Animal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Assinala-se nesta segunda-feira o Dia Mundial do Animal. No Porto, o Centro de Recolha Oficial de Animais oferece condições de excelência e há várias dezenas de cães e gatos disponíveis para adoção responsável.

Mais do que um animal de companhia, um companheiro: quem, neste Dia Mundial do Animal, procura um cão ou um gato para adotar tem várias dezenas disponíveis no Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto (CROA). Estes companheiros estão à espera para dar todo o seu afeto.

O Município do Porto promove a adoção responsável, num processo que decorre em várias etapas: o primeiro passo consiste em selecionar o tipo de animal que gostaria de ter. Segue-se uma análise que permita assegurar que o tipo de animal se adequa ao estilo de vida de quem adota, e que é possível cuidar do animal e das suas necessidades básicas de uma forma responsável. Os serviços municipais aconselha a falar com um médico veterinário e com outros detentores na tentativa de recolher o máximo de informação.

Desde a abertura, o CROA já recebeu mais de 1500 visitantes. Mais de 500 cães e gatos já encontraram um novo lar desde a entrada em funcionamento deste equipamento.

Aberto em maio de 2020, o CROA substituiu o antigo canil da Rua de São Dinis, no Carvalhido. Localizado na Travessa das Águas Férreas de Campanhã, ao lado do Viveiro Municipal, é um espaço de excelência, que oferece todas as condições para acolher os amigos de quatro patas. Tem capacidade para acolher cerca de 200 animais (cães e gatos) e duplicou o número de boxes para 94, garantindo a separação física e funcional entre o serviço de adoção e o de recolha oficial.