Urbanismo

Aos domingos, a Avenida Rodrigues de Freitas é nossa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_Gincana_a_rua_e_nossa.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Este domingo, 3 de setembro, a Avenida Rodrigues de Freitas volta a fechar-se ao trânsito automóvel para se abrir aos jogos, às gincanas, à magia e até às aulas de salsa. Está de regresso a “A Rua é Nossa”, uma iniciativa enquadrada no “Plano para Resgatar o Espaço Público na Cidade do Porto”.

A proposta de animação começa às 10 horas com uma gincana de ciclismo, um percurso com obstáculos que vai procurar estimular o equilíbrio e destreza das crianças e jovens e promover a diversão e o convívio.

Às 10h30 os “Jogos do Hélder”, feitos de madeira ou corda, usam apenas a energia mais acessível do mundo: a humana e procuram divertir pessoas de todas as idades.

Durante a tarde, a avenida enche-se de magia. Das 16 às 16h30 e das 17h30 às 18 horas, Miss Andy promete criar momentos de ilusionismo de proximidade, “onde a magia acontece com a ajuda dos espectadores mesmo diante dos seus olhos e nas suas mãos”.

Para o final do dia, a partir das 18 horas, está reservada uma aula de dança de “street salsa”. A Escola Sabor Latino vai pôr toda a gente, crianças e adultos, a dançar tanto com os neurónios como com os pés”.

A rua será nossa todos os domingos até 24 de setembro, entre as 10 e as 19 horas, na Avenida Rodrigues de Freitas, entre a Rua de D. João IV e a Rua do Duque de Saldanha.

Circulação automóvel dá prioridade aos peões

A iniciativa vai implicar alguns condicionamentos de trânsito. Assim, entre os dias 30 de agosto e 27 de setembro, para colocação de floreiras, o estacionamento será proibido no lado norte e oposto ao n.º 269 (numa extensão de aproximadamente oito metros) da Avenida Rodrigues de Freitas.

Em todos os domingos de setembro, entre as 9 e as 20 horas, aquela artéria será transformada numa Zona Pedonal Temporária, com corte total de via entre a Rua de D. João IV e a Rua do Duque de Saldanha. Serão consideradas exceções o acesso de moradores a garagens e aos lugares de mobilidade reduzida, assim como as cargas e descargas, que deverão ser realizadas entre as 9 e as 10 horas.

Durante as atividades do “A Rua é Nossa”, não será, igualmente, permitido o estacionamento na Rua de Joaquim António de Aguiar, no troço compreendido entre a Praça da Alegria e a Rua do Barão de S. Cosme, sem exceções. Neste perímetro, a circulação automóvel far-se-á nos dois sentidos.

Todos os condicionamentos de trânsito serão assegurados pela Polícia.