Sociedade

Ao fim de 19 anos, FC Porto volta à varanda da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_pre_match_sic_varanda.jpg

Logo, depois do jogo em Guimarães, os campeões nacionais de futebol regressam à sua cidade e rumam à Avenida dos Aliados. onde é expectável que se concentrem milhares de pessoas a partir da tarde. À noite são recebidos na Câmara do Porto, algo que não acontece desde 1999. 

A receção aos "dragões" no Município tem dois momentos particulares, ambos cheios de significado. Pelas 23,30 horas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, entrega ao presidente do Futebol Clube do Porto a Medalha de Honra da Cidade - Grau Ouro, o alto reconhecimento do Município.

Será depois que, recuperando-se uma velha tradição, jogadores e equipa técnica vão à varanda dos Paços do Concelho para erguerem novamente o troféu de vencedor do campeonato perante os adeptos.

Os campeões chegam à Baixa já à noite, mas a festa começa mais cedo. Nos Aliados estão montados ecrãs gigantes para transmissão do jogo frente ao Vitória, com início às 16 horas. Antes e depois, decorre um programa de animação preparado pelo FC Porto que, deste modo, deseja celebrar com a cidade inteira um novo título.

Atendendo à esperada concentração de milhares de pessoas, há alguns condicionamentos de trânsito a considerar, nomeadamente o corte de via na zona dos Aliados.

Para esta ocasião, Metro do Porto, STCP e CP anunciaram o reforço das suas operações, oferecendo às pessoas soluções de mobilidade.
A todos os que desejam participar na festa azul-e-branca, sugere-se a opção pelos transportes públicos.