Habitação

António Dinis tem uma casa reabilitada e está disposto a ajudar outros a fazer o mesmo

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

António Dinis, 46 anos, é um homem feliz. Ele e a sua família viram a casa onde habitam, na Travessa Particular das Cruzes, em Ramalde, ser totalmente recuperada, no âmbito do programa municipal “Porto Amigo”. Hoje, recebeu a visita do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado do vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, e de mais representantes dos parceiros do programa.

Todo o processo começou por uma simples mensagem. “Enviei uma mensagem para o 'facebook' do Dr. Rui Moreira. Sei que, depois, foi reencaminhada. Criou-se o contato com os serviços. A partir daí, email vem, contato vai, visitas, tudo se proporcionou”, revelou António Dinis, preocupado que estava, especialmente, com o telhado em fibrocimento. “Nestas coisas, um ‘não’ está sempre garantido, mas tudo foi diferente”, acrescenta.

Hoje, a sua casa está diferente. O telhado foi substituído, foram construídos novos quartos e um quarto de banho, algumas paredes e tetos revestidos com isolamento e pintadas, instaladas novas portas, um quadro elétrico e aplicado pavimento num dos quartos. As obras envolveram um investimento de mais de 11 mil euros. “Estou muito feliz. A casa está mais confortável. Já não temos dez edredões na cama. Basta um”, adianta António Dinis.

Para o presidente da Câmara do Porto, “estas parcerias demonstram que podemos fazer mais”. “Por isso, é que gosto, particularmente, deste programa [“Porto Amigo”]. Quando ouvimos o sr. António dizer que também quer começar a colaborar no programa é sinal de que as coisas estão a correr bem”, frisa Rui Moreira.

“Seria surreal ter pessoas, que não conhecia de lado nenhum, vir ajudar-me e eu ficar, apenas, a olhar para o seu trabalho. Quero futuramente participar neste tipo de iniciativas. É uma promessa já feita [à Just to Change] e que se vai concretizar”, garante António Dinis.

“Não queremos desenraizar as pessoas. Esta é uma forma de fazer cidade, forma de construir cidadania”, acrescenta Rui Moreira.

Mais habitações reabilitadas em 2022

O “Porto Amigo” é concretizado em parceria com a Fundação Manuel António da Mota (do grupo Mota Engil), a GAS Porto (Grupo de Ação Social do Porto) e, a partir de 2017, a Associação Just a Change. Através da realização de obras de reconstrução, reabilitação e decoração, esta iniciativa tem permitido a melhoria das condições de habitabilidade, mobilidade e de salubridade em casas de munícipes que se encontrem em situação de comprovada carência económica. Desde 2009, foram já reabilitadas 47 habitações, representando um investimento total de cerca de 200 mil euros.

“Isto não se resolve com uma varinha mágica. Temos uma multiplicidade de programas (habitação social, renda acessível, reabilitação de espaço público) que somados têm impacto na população. É uma questão de afetos. O poder público e político devem acalentar e ajudar”, assume Rui Moreira.

Em 2022, através do “Porto Amigo”, foram já reabilitadas cinco habitações, estando prevista a conclusão de mais quatro até final do ano. O orçamento previsto para este ano, de 60 mil euros, será executado na totalidade. “É um processo sempre em aberto. Continuamos a receber candidaturas”, sublinha o vereador da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, acrescentando que, neste momento, “a Câmara tem capacidade para responder às situações que chegam aos serviços e com enquadramento no programa”.

Por parte da Fundação Manuel António da Mota, este é um “programa consolidado” e que se tem vindo “a robustecer ao longo dos anos”. “Curiosamente, durante o período pandémico, a taxa de execução aumentou”, apontou Rui Pedroto.

“Este esforço colaborativo é bem o exemplo de uma governação integrada e que é importante prosseguir nas sociedades modernas”, acrescentou o presidente da Comissão Executiva da Fundação.

Eduardo Lopes, da “Just a Change”, acentua a capacidade voluntariosa da organização. “Fazemos tudo isto com voluntários. Durante mês e meio, cerca de 60 puseram literalmente ‘as mãos na massa’ e ajudaram o sr. António Dinis a reabilitar a sua casa”. Hoje, António Dinis quis retribuir toda a ajuda. Está disposto a ingressar nos muitos voluntários que a “Just a Change” tem para ajudar outras famílias na reabilitação das suas casas.