Educação

António de Sousa Pereira foi reeleito reitor da Universidade do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_inauguracao_casa_dos_livros_12.JPG

Filipa Brito

António Sousa Pereira foi hoje reeleito para um segundo mandato como reitor da Universidade do Porto, para o quadriénio 2022-2026, anuncia o portal de notícias daquela instituição.

"António Sousa Pereira venceu as eleições à primeira volta, reunindo 13 dos 23 votos registados pelos membros do Conselho Geral da Universidade do Porto, contra os cinco de Altamiro da Costa Pereira e os três atribuídos a José Falcão e Cunha. Houve ainda dois votos em branco", revela o portal.

Recorde-se que, para além de António Sousa Pereira, foram candidatos ao cargo João Falcão e Cunha (diretor da Faculdade de Engenharia da U.Porto), Anand Agrawal (Reitor da BlueCrest University College do Gana) e Altamiro da Costa Pereira (diretor da Faculdade de Medicina da U.Porto).

Nos termos dos estatutos da instituição, o resultado da votação terá de ser ainda homologado pelo Conselho de Curadores da U.Porto. Só após a realização deste procedimento legal será agendada a data da cerimónia de tomada de posse do novo reitor.

António de Sousa Pereira é o atual reitor da Universidade do Porto. Doutorado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002. Em 2004 foi eleito diretor do ICBAS, cargo que desempenhou durante 14 anos, até à sua eleição como reitor da Universidade do Porto, em 2018. É também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), desde 2020.