Urbanismo

Antigo Hospital Maria Pia mais perto de se tornar monumento de interesse municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_hospital_de_criancas_maria_pia_2023_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A memória do antigo Hospital de Crianças Maria Pia deverá vir a ser reconhecida como monumento de interesse municipal. É essa a intenção da Câmara do Porto e o edital para consulta pública já está publicado em Diário da República.

Desativado desde 2012, quando as valências foram assumidas pelo Centro Materno Infantil do Norte, o imóvel neoclássico deverá ser preservado como "lugar de memória" da cidade.

A autarquia reconhece naquele espaço "valores de memória, autenticidade, originalidade e singularidade, temporalmente edificados sobre valores de cultura, humanos e técnicos, que constituem um fundamento civilizacional com continuidade hodierna".

E acrescenta, também, como a "materialidade encontra forma no volume administrativo deste hospital, de feição neoclássica e aspetos decorativos românticos oitocentistas".

O Município vem trabalhando nesta classificação desde o ano passado, altura em que o presidente da Câmara do Porto assumia que a parte neoclássica do edifício "tem um interesse patrimonial para a cidade evidente, e nesse sentido parece-me óbvio que, através dos serviços da Cultura, se procure a classificação municipal".

Rui Moreira recordava que "a dimensão do edifício não permite que o PDM o classifique como equipamento", com o vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, a acrescentar que "uma classificação patrimonial serve para defender valores que dizem respeito ao edificado, não ao seu uso".