Habitação

Ano letivo arranca com mais 40 camas para estudantes no Centro Histórico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_protocolo_residencia_universitaria_FAP_02.jpg

Miguel Nogueira

A reconversão e reabilitação de um edifício, na Rua da Bainharia, cedido pelo Município à Federação Académica do Porto (FAP) durante os próximos 30 anos, está concluída. A partir de setembro, os estudantes com maiores carências económicas terão mais 40 camas disponíveis em pleno Centro Histórico.

A intervenção permitiu aumentar a capacidade do espaço, inicialmente com capacidade para metade dos residentes.

O protocolo de cedência foi assinado no ano passado, um passo que o próprio Presidente da República considerou “muito ambicioso em tudo: na ideia de que é fundamental apostar na juventude, na educação, no ensino superior”. Nas palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, “é fundamental apostar numa visão urbanística que signifique o cruzamento de várias gerações, de várias experiências culturais. Até é ambicioso na ideia de entregar a gestão à FAP”.

Recorde-se que, em junho, o Município aprovou um apoio no valor de 75 mil euros para dar resposta a “um conjunto de patologias” identificadas pela federação estudantil aquando das obras de requalificação do edifício, recuperado pela Porto Vivo, SRU, no âmbito do programa do Morro da Sé.

Assegurada a manutenção da fachada principal, assim como a reparação das coberturas e equipamentos associados às medidas de auto proteção, de forma a manter as condições de segurança e salvaguarda de uma resposta adequada numa situação de emergência, limitando os riscos de incêndio, a nova residência universitária está preparada para abrir portas.

A Federação Académica do Porto, que assumirá a gestão da residência, assinou já um protocolo de colaboração com instituições do ensino superior e tem os Serviços de Ação Social e Gabinetes de Apoio Social a fazer a seleção dos estudantes que, pelas suas condições económicas, necessitem de alojamento para prosseguir os estudos.

Além dos quartos, o novo alojamento disponibiliza aos estudantes cozinha, copa, espaços de lazer, fitness, de estudo e de coworking.