Educação

Ano Europeu da Juventude motivou reflexão em Conselho Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Ano Europeu da Juventude, que se assinala em 2022, constituiu o principal foco de reflexão da reunião do Conselho Municipal de Juventude, ocorrida no dia 15 deste mês, na perspetiva da atuação do Município do Porto.

Catarina Araújo, vereadora com o Pelouro da Educação, Juventude e Desporto reiterou a vontade política do Município, que “está comprometido com uma nova geração de políticas de juventude”. E deu como exemplo o início da implementação da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, “que visa, precisamente, renovar as perspetivas para os jovens e apoiá-los a reforçarem aprendizagens e competências com vista ao desenvolvimento pessoal, social, económico e profissional”.

“O Porto está comprometido com uma transição verde, digital e inclusiva. Acreditamos que a participação jovem e o trabalho com jovens podem alavancar soluções para continuarmos a fomentar o empoderamento dos nossos jovens,” sublinhou a responsável política.

Sobre este ponto, os conselheiros puderam contar com os contributos de Sofia Moreira de Sousa, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, que explicou quais eram os pontos-chave da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e quais os mecanismos de financiamento direcionados para os jovens. A representante europeia apresentou, ainda, diversos programas europeus de juventude: Erasmus+, Corpo Europeu de Solidariedade, Discover EU e Garantia Jovem.

Carlos Pereira, vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e coordenador nacional do Ano Europeu da Juventude falou sobre as oportunidades que existem para a participação de jovens do Porto em ações/atividades organizadas pelo instituto neste âmbito e convidou as organizações de juventude a divulgarem as suas atividades no portal do Ano Europeu da Juventude. A relevância de políticas e programas que contribuam para reforçar a saúde mental e o acesso à prática desportiva foram também destacados.

Também presente na reunião, Rui Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Juventude, apresentou as principais conclusões do 8.º ciclo de Diálogo Jovem Europeu e referiu mecanismos para promover uma participação política dos jovens que seja consequente e aplicada a nível nacional e local. Rui Oliveira destacou o trabalho da Câmara do Porto na organização do Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude e defendeu a criação de Conselhos Regionais de Juventude.

Marcos mais relevantes da atuação municipal ao longo do primeiro semestre do Ano Europeu da Juventude

Nesta segunda reunião do conselho, foi apresentado um balanço da atividade municipal desenvolvida no primeiro semestre de 2022 relativa ao Ano Europeu da Juventude.

A destacar, o apoio do Município à realização do Erasmus Generation Meeting, em abril, um evento de dimensão europeia que reuniu na cidade 800 estudantes de 42 países para debater o futuro da mobilidade estudantil. Foi promovido pela Federação Erasmus Student’s Network - Portugal.

Foi também contactado o Fórum Europeu da Juventude para que o Porto seja envolvido na construção da Carta Europeia sobre Juventude e Democracia.

Uma das sessões do “Porto Youth Work Webinars” foi dedicada à partilha de experiências, casos de sucesso e boas práticas em várias cidades europeias.

Elementos da Câmara do Porto visitaram recentemente a Câmara Municipal de Helsínquia, na Finlândia, para conhecer as políticas de juventude locais, sendo que, no final deste mês de junho, está também prevista uma ida a Liubliana, na Eslovénia, para partilhar com diversas entidades europeias a Estratégia da Juventude do Porto 4.0.

Desta reunião, nota ainda para o anúncio da realização do Encontro das Associações de Estudantes do Secundário, no início do próximo ano letivo, onde será dada voz aos jovens para estes coproduzirem, em conjunto com o Município do Porto, o programa de capacitação da próxima geração de Associações de Estudantes: a Escola para Agentes de Mudança.

Nesta reunião tomaram, também, posse novos conselheiros, elevando assim o número para 78.

17 Municípios da área metropolitana querem concertar políticas de juventude

A presidente do Conselho Municipal da Juventude do Porto e vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, aproveitou para partilhar informações sobre a realização da primeira reunião do Conselho Metropolitano de Vereadores da Juventude (que teve lugar no início do mês de junho), onde ficou visível a vontade de serem lançados projetos conjuntos a nível metropolitano.

Neste sentido, vai ser lançado até ao final deste ano, em parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários, um projeto de capacitação para o empreendedorismo de âmbito metropolitano e do qual o Porto será parceiro.