Ambiente

Animais à espera de adoção visitam as escolas do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_programa_CROA_vai_as_Escolas_02.JPG

DR

Arrancaram no início do ano as sessões nas escolas sobre bem-estar animal. Primeira visita de sensibilização aconteceu junto dos alunos do 4.º ano da Escola Básica da Vilarinha. Promovidas pelas equipas de educação para a sustentabilidade e do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) pretendem mostrar aos alunos os cuidados a ter com os animais, o que fazer quando se perde um animal de companhia, assim como assumir uma adoção responsável.

“É aqui que os animais recolhidos são tratados, alimentados, cuidados e, se os donos não os reclamarem, preparados para adoção por uma nova família”, explicaram os técnicos sobre o trabalho que é feito diariamente no CROA.

Entre brincadeiras com cães e gatos, os alunos ficaram a saber que os animais estão acompanhados por técnicos especializados 365 dias por ano, a todas as horas do dia. Através de fotografias, todos puderam conhecer as instalações do centro, que funciona “como um autêntico hospital”, com maternidade, sala de cirurgias e sala de recobro.

Mas perceberam que também não faltam espaços de brincadeira, e são proporcionadas todas as condições de segurança e bem-estar, com local para banhos e tosquias, passeios diários para todos os cães, além dos serviços gratuitos de esterilização, chip, vacinação e desparasitação.

Por muito que sejam feitos todos os esforços para que cães e gatos tenham o melhor tratamento, as equipas municipais relembraram que estes animais precisam de famílias novas. “Infelizmente, há mais animais abandonados do que aqueles que são adotados, pelo que o CROA está sempre cheio”, disseram, lembrando que “só podemos cuidar de um novo animal em necessidade se tivermos espaço, se outros forem adotados”.

Por isso, médicos, enfermeiros veterinários e tratadores do CROA reforçaram, junto dos alunos, a certeza de que “é importante não esquecer que, quando queremos um novo membro de quatro patas para a nossa família, é sempre melhor adotar do que comprar”, uma vez que, e agora já todos sabem, “adotar um animal de estimação envolve grandes responsabilidades”.

As inscrições para esta atividade continuam abertas, através da Eco Agenda do Município. As visitas aconteceu até junho e podem inscrever-se grupos escolares do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do Porto. O programa completo pode ser consultado na página de Ambiente da Câmara.

As próximas vistas estão já agendadas para os dias 18 e 25 de janeiro, na Escola Básica das Campinas.