Sociedade

Animação e últimos preparativos para a consoada estão nos mercados da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A poucas horas do momento da consoada, os Mercados de Natal da cidade continuam abertos para garantir que não falta nada, nem na mesa, nem debaixo da árvore. Durante o fim-de-semana, os comerciantes estão na rua, assim como a animação própria da época.

São sete os locais de convívio e compras para preparar a consoada: o Mercado do Sol, na Praça Parada Leitão; o Mercado Porto Belo, Praça Carlos Alberto; o Mercado das Artes, na Avenida D. Afonso Henriques, o Mercado Artes & Ofícios – Natal, na Avenida D. Afonso Henriques, a Feira da Vandoma, Avenida 25 de Abril; e a Feira de Artesanato da Batalha e o Mercado da Alegria – Natal, ambos na Praça da Batalha.

Este sábado, um coro de quatro vozes - Rita Calatré, Vanessa Sassine, U Márcio e Xico, com produção de Conversa d’Outrora - irá percorrer alguns mercados, animando, com cânticos de Natal, as ruas já decoradas com cerca de 2,6 milhões de lâmpadas LED.

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, dinamiza, ainda, um Mercado de Natal no Jardim da Cordoaria, com um conjunto de propostas itinerantes, figuras de grandes dimensões, oficinas para toda a família e uma oferta diversa de espetáculos de teatro, dança, música, circo e exposições.

Este ano, o Município proporcionou uma curadoria de exposição do produto, promovida por um especialista na área do vitrinismo. O apoio de Diego Candea focou-se na reorganização, sistematização e destaque do produto exposto nas bancas, com o propósito de tornar mais apelativos estes pequenos negócios de rua, atraindo mais clientes e potenciando as vendas.

Ao final da tarde de sábado, a Avenida dos Aliados recebe o concerto de Sofia Escobar e da Orquestra Juvenil da Bonjóia, criada em 2011, no âmbito do projeto “Música para Todos”, implementado pela Câmara do Porto em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro e com o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto.

O programa completo do Natal pode ser consultado aqui.