Educação

Anilupa lança cinemateca digital com mais de 200 filmes de animação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Cinemateca_Digital_Anilupa_01.JPG

DR

O Centro Lúdico da Imagem Animada (CLIA) ANILUPA, uma valência da Associação de Ludotecas do Porto, apresenta a Cinemateca Digital ANILUPA, um projeto realizado com apoio do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, que disponibiliza mais de 200 filmes de animação na plataforma digital www.anilupa.pt.

O evento de lançamento acontece nesta quarta-feira, decorre online, às 16,30 horas, e é dirigido a professores, educadores, animadores e outros agentes educativos e culturais. Para além da apresentação das potencialidades e do funcionamento da Cinemateca Digital, a sessão contará com um espaço da reflexão e partilha sobre cinema enquanto arte e recurso pedagógico em diversos contextos educativos.

A Cinemateca Digital reúne o património cinematográfico do Centro Lúdico da Imagem Animada ANILUPA, que resulta de mais de 30 anos de trabalho em parceria com várias instituições, entre as quais o Município do Porto, abrangendo grupos de participantes de diferentes contextos, faixas etárias e realidades socioculturais.

Os filmes realizados desde 1999, com os alunos das escolas do 1.º ciclo do Porto, no âmbito do Programa Educativo Municipal Porto de Crianças, sob orientação do CLIA/ANILUPA, enriquecem este espólio.

Com o intuito de promover a utilização deste património cinematográfico para fins educativos e culturais, a plataforma proporciona acesso gratuito às escolas e outras instituições do âmbito educativo, cultural ou social através do serviço da requisição. O catálogo de obras, também acessível para os utilizadores não registados, disponibiliza os trailers de todos os filmes, assim como as informações sobre os realizadores, as sinopses e outros dados da ficha técnica.

O Centro Lúdico da Imagem Animada Anilupa (CLIA Anilupa) é um equipamento lúdico, educativo, cultural e formativo que desenvolve um conjunto de modalidades de intervenção no âmbito da animação da imagem dirigido a instituições e população em geral.

Acesso ao evento disponível aqui.