Turismo

Andar a pé faz bem e torna a cidade ainda mais atrativa

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#fib_clerigos_03.jpg

Filipa Brito

O Porto foi eleito como a terceira melhor cidade da Europa para explorar a pé, de acordo com o blog britânico Preply. O ranking é liderado por Sevilha (Espanha), seguido de Veneza (Itália). Abaixo da Invicta estão Florença (Itália) e Atenas (Grécia). Mais difícil para fazer turismo pedonal estão indicadas, entre outras, as cidades de Oslo (Noruega), Zagreb (Croácia) e Lisboa.

O turismo pedonal ganha cada vez mais adeptos pela Europa. Explorar a pé é uma das melhores maneiras de descobrir uma nova cidade, já que, mais facilmente, se encontram joias escondidas e se veem cantos e recantos, para além do património arquitetónico e cultural.

Para a elaboração do ranking, a plataforma britânica analisou a distância que é preciso percorrer a pé e o número de passos entre as cinco principais atrações nas 30 cidades turísticas mais populares da Europa. Quem visite o Porto precisa, em média, apenas de 2.940 passos para visitar as suas cinco principais atrações.

Sevilha é a cidade mais tranquila da Europa, levando apenas 2.100 passos para visitar as suas principais atrações. Em contraponto, em Lisboa, os turistas têm de dar 31.500 passos para passear, tendo em conta, naturalmente, as suas características paisagísticas.

No Porto, perante os novos desafios do crescimento do volume de turistas, a prioridade do Município está na execução das medidas preconizadas na Visão para a Sustentabilidade do Destino e que passam por "diversificar para crescer e determinar segmentos e o perfil de quem nos visita". Uma nova estratégia para o setor, focada no turismo positivo, com novas narrativas, enrobustecendo a atratividade da cidade e garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade para os seus moradores.