Sociedade

Andante para jovens dos 13 aos 18 anos com renovação gratuita durante os meses de julho e agosto

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigos_STCP_05.JPG

Porto.

Após ter sido aprovada, na passada semana, a extensão de gratuitidade do título de transporte até aos 18 anos para jovens estudantes residentes na cidade, também a renovação do mesmo passa a não ter quaisquer custos, se feita durante os meses de julho e agosto.

O Executivo Municipal aprovou, na passada segunda-feira, unanimemente, a extensão da gratuitidade do título de transporte "Porto.13-15" para jovens estudantes até aos 18 anos, residentes na cidade do Porto.

O título de transporte exclusivo do Município do Porto, que no primeiro ano de implementação destinava-se a jovens entre os 13 e os 15 anos e que a autarquia assumiu o custo integral com os títulos de transporte requisitados, passa agora a ter outro modelo e a medida a estender-se aos jovens da cidade até aos 18 anos de idade que ficam com acesso gratuito a transportes públicos do sistema intermodal Andante que operam na cidade, num limite de 3 zonas.

Assim sendo, quem já auferir do título "Porto.13-15" e proceder à renovação da assinatura durante os meses de julho e agosto, em qualquer Loja Andante ou bilheteira CP com venda Andante, esta passa a ser gratuita.

Para usufruir da renovação sem custos, é apenas necessário a apresentação do cartão de cidadão, bem como do comprovativo eletrónico de morada (obtido através do portal das finanças).

No caso de não proceder à renovação durante estes dois meses, a partir de dia 1 de setembro a emissão do novo cartão será cobrada, tendo o custo de 6 euros.

No caso de não auferir deste título de transporte, mas enquadrar-se nos requisitos mencionados, pode também aderir durante os meses de julho e agosto, em qualquer loja ou bilheteira com venda Andante, de forma a garantir que a assinatura esteja ativa no início deste ano letivo. Para isso, basta, além do cartão de cidadão e comprovativo eletrónico de morada, apresentar o formulário Andante Porto (www.linhaandante.com) devidamente preenchido.

Nestes casos, a adesão tem também um custo de 6 euros para a emissão do cartão, que deverá ser paga no ato da requisição.

Com este título de transporte, passa a ser possível a todos os jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e com morada fiscal na cidade, a utilização gratuita do sistema intermodal Andante, num limite de 3 zonas, durante o ano letivo 2020/2021, mediante a correta validação do cartão em todas as viagens.

Desta forma, o título de transporte passa a ser válido já a partir do dia 1 de setembro, no caso da renovação ser feita durante os meses de julho e agosto, ou a partir do dia 1 do mês de emissão, no caso de adesões posteriores, ficando o cartão válido para todos os meses até dia 30 de setembro de 2021.

A medida suportada integralmente pelo Município do Porto, com um investimento aproximado de 1,2 milhão de euros, resulta de uma pretensão de Rui Moreira, que no ano passado já teria manifestado a vontade de reavaliar a extensão da gratuitidade até à maioridade.

Com o propósito de enaltecer o grau de compromisso com a sustentabilidade, esta medida representa um pilar transversal da estratégia do Executivo Municipal para o presente mandato, tratando-se de um investimento que potencia a competitividade do território, além de estar alinhado com as políticas de descarbonização. Sendo uma aposta nas novas gerações, terá ainda certamente efeitos multiplicadores no futuro.