Mobilidade

Andante gratuito para jovens dos 13 aos 18 poupou mais de 300 euros por ano a milhares de famílias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

cartao_porto_andante.jpg

A extensão da gratuitidade do título de transporte intermodal da cidade beneficiava, no ano passado, mais de 4.700 jovens. A renovação da assinatura, que associa a utilização gratuita dos transportes públicos da rede Andante às vantagens do Cartão Porto., está a decorrer até 31 de agosto.

Os jovens entre os 13 e os 18 anos continuam a poder contar com o título de transporte Andante 13-18, e particularmente com a assinatura “Andante 3Z Porto.”, oferecida pelo Município a jovens com domicílio fiscal no Porto e a estudantes que comprovem estudar e residir na cidade, com idades entre os 13 e os 18 anos.

A assinatura intermodal gratuita abrangia um total de 4.715 jovens da cidade em 2020, ano em que a gratuitidade do título de transporte “Porto.13-15” foi alargada até aos 18 anos, correspondendo a um investimento da autarquia na ordem dos 1,2 milhões de euros por ano.

Para as famílias, o alargamento da gratuitidade representou uma poupança considerável. Aquilo de que agora usufruem sem encargos teria, anteriormente, um custo anual de 324 euros.

Para além de permitir a utilização gratuita dos transportes públicos, seja Metro, STCP ou Funicular dos Guindais, num limite de três zonas contíguas, a adesão ao Andante 13-18 permite usufruir das vantagens do Cartão Porto. – sejam descontos no Teatro Municipal do Porto, no Pavilhão da Água, nos eventos culturais promovidos pela Câmara e nas piscinas municipais, acesso aos serviços das bibliotecas municipais, visitas gratuitas aos Paços do Concelho, entre outras.

O período de renovação da assinatura está a decorrer até 31 de agosto. O cartão não tem qualquer custo.

A adesão ao Andante 13-18 deve ser feita em www.cartao.porto.pt, solicitando a assinatura “Andante 3Z Porto.”, e o título pode ser entregue em casa ou levantado no Gabinete do Munícipe, onde também é possível aderir, mas com marcação prévia. Em ambos os casos, é necessária uma fotografia de rosto, um documento que comprove o domicílio fiscal na cidade ou morar e estudar no Porto.

Para poder começar a usufruir das vantagens, a ativação da assinatura é feita numa Loja Andante, onde serão selecionadas as três zonas de viagem.

O processo para quem renova a assinatura é feito diretamente na Loja Andante da Trindade, mediante a apresentação do título anterior e do cartão de cidadão. Para jovens entre os 13 e os 15 anos, os pedidos devem ser submetidos pelo respetivo encarregado de educação.

A informação completa pode ser consultada em www.cartao.porto.pt. Todas as dúvidas serão esclarecidas através da Linha Porto. 220 100 220 (dias úteis, das 9 às 19 horas).