Cultura

Anabela Mota Ribeiro é a próxima convidada da Escuta Ativa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Estelle_Valente_Anabela_Mota_Ribeiro.JPG

Estelle Valente

Depois de Rui Moreira, a quem coube o arranque do programa, Anabela Mota Ribeiro é a próxima convidada das sessões de Escuta Ativa da Fonoteca Municipal do Porto (FMP). Com entrada gratuita, a iniciativa terá lugar no próximo dia 23 de julho, sábado, às 11 horas.

Desafiada a escolher um disco da vasta coleção da FMP, para escuta conjunta, Anabela Mota Ribeiro selecionou “Mr. Bossa Nova”, de João Gilberto, e será a partir deste álbum que conduzirá esta sessão de partilha de experiências e histórias musicais.

Jornalista e programadora cultural, Anabela Mota Ribeiro colaborou com diversos jornais e revistas, foi autora e apresentadora de diferentes programas de televisão e colabora com instituições de referência, tendo assinado, entre outros projetos, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020, com José Eduardo Agualusa.

Aberta desde 2020, em Campanhã, a Fonoteca Municipal pretende com este novo programa de acesso público proporcionar uma experiência coletiva de partilha e descoberta musical através do gosto e dos interesses de figuras importantes da nossa sociedade, dando também a conhecer o seu vasto acervo de discos.

Para além desta atividade, a FMP promove todas as quartas-feiras uma Hora de Ponta, entre as 18 e as 19 horas, em que propõe, num ambiente informal, uma seleção de discos à volta de um tema ou estilo musical. Disponibiliza também no seu website, todos os meses, podcasts com entrevistas a convidados relacionados com o formato vinil ou propostas temáticas, dando a conhecer a música que compõem as estantes da sua coleção; assim como uma série de artigos, em muitos casos escritos por especialistas, com o objetivo de divulgar os discos mais icónicos da FMP.