Cultura

Ana Luísa Amaral lança antologia poética

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_Ana_Luisa_Amaral_site.jpg

Miguel Nogueira

A antologia poética “O Olhar Diagonal das Coisas”, editada pela Assírio & Alvim, que reúne os 17 livros de poemas assinados até aqui por Ana Luísa Amaral, é lançada nesta terça-feira, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A obra inclui o trabalho poético da multipremiada escritora, que será celebrada na edição de 2022 da Feira do Livro do Porto.

O lançamento da antologia, que inclui obras desde “Minha Senhora de Quê” (editado em 1990) até ao mais recente “Mundo” (lançado no ano passado), está marcado para as 18,30 horas e inclui uma conversa da escritora com Luís Caetano, da Antena 2.

O livro abre com dedicatórias à filha, Rita (“o olhar, o mundo, o amor – tudo”), e a Maria Irene Ramalho, a quem Ana Luísa Amaral mostrou, “com grande vergonha”, alguns poemas, em 1989, conforme adianta a Lusa.

“O Olhar Diagonal das Coisas” surge em título depois de constituir o segundo verso do poema “Amendoins”, primeiro publicado no livro “Epopeias”, de 1994.

Recorde-se que a Feira do Livro do Porto vai decorrer de 26 de agosto a 11 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal.