Cultura

Área expositiva cresce 40% com ampliação do Museu de Serralves

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A ampliação do Museu de Serralves vai permitir aumentar a área expositiva em 40%, através da construção de um novo edifício desenhado para respeitar a área do parque, anunciou hoje a fundação.

A apresentação do projeto decorreu esta manhã, na Fundação de Serralves, com a presença do autor do mesmo, Arquiteto Álvaro Siza, e na qual estiveram o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o vice-presidente, Filipe Araújo, entre outros convidados.

Conforme explica a Lusa, com uma volumetria enquadrada no arvoredo envolvente, o novo espaço expositivo vai situar-se a poente do atual edifício do Museu de Serralves, ocupando uma “grande clareira”, estando ligado ao edifício principal por uma galeria elevada, a que o arquiteto Álvaro Siza Vieira, autor do projeto, chamou de “ponte”.

Salientando que o projeto teve a grande preocupação de respeitar a área do Parque de Serralves, Álvaro Siza explicou que o edifício foi projetado para “não ferir determinadas árvores” e ter o menor impacto na área envolvente.

Reiterando a preocupação com o impacto no Parque de Serralves, a presidente da fundação, Ana Pinho, acrescentou que o edifício terá uma cobertura verde e a sua construção obedecerá a um modelo “especial” que permite salvaguardar as árvores.

Contudo, a sua construção implicará ainda assim a transplantação de 13 árvores.

Para Ana Pinho, o novo edifício - que tem a assinatura do arquiteto Álvaro Siza, que foi também o autor do projeto inaugurado em 1999 - constituirá um “marco arquitetónico” volvidos que estão mais de trinta anos da criação da Fundação de Serralves e mais de vinte da inauguração do seu Museu de Arte Contemporânea.

Segundo a presidente da fundação, o ‘Edifício Poente’ - como foi designado - é fundamental para a afirmação de Serralves no contexto nacional e internacional, ao permitir aumentar a área expositiva em cerca de 40%, com novas salas de exposição interligáveis e ajustáveis, passando o museu a dispor de um total de 6.280 metros quadrados de áreas expositivas, face aos atuais 4.484,90.

O edifício poente vai desenvolver-se em três pisos, composto por cave e dois espaços expositivos.

O concurso público para a ampliação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves foi publicado em Diário da República, na segunda-feira passada, tendo estipulado um valor-base de 8,2 milhões de euros.

O projeto - cujo financiamento comunitário no valor de 4 milhões de euros foi aprovado há duas semanas - deverá estar concluído até junho de 2023.