AMP aposta no Douro
Notícia
Um grupo de trabalho para valorizar o Rio Douro, para planeamento urbanístico, oferta de recursos turísticos e promoção da economia, é o resultado do esforço conjunto da Área Metropolitana do Porto e das câmaras de Gaia, Gondomar e Porto.
Segundo comunicado da Área Metropolitana do Porto (AMP), a reunião entre esta entidade e os três municípios para a formação do Grupo de Trabalho de Valorização do Rio Douro resultou de um desafio lançado pelo presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.
"Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, respetivamente presidentes das autarquias do Porto e de Gaia, concordaram em iniciar um trabalho conjunto de planeamento urbanístico, oferta de recursos turísticos e promoção das atividades económicas que estejam diretamente relacionadas com o Rio Douro", acrescenta o mesmo texto.
O Grupo de Trabalho de Valorização do Rio Douro - cuja proposta será formalizada no Próximo Conselho Metropolitano do Porto - tem como objetivo requalificar o espaço público das margens do Rio Douro e apostar na mobilidade fluvial e na promoção e expansão da oferta turística, em especial novas rotas de pequeno curso e melhoramento dos ancoradouros.
Discutir a promoção turística das Pontes - em especial, encontrar uma solução sustentável para a Ponte D. Maria) e a criação de um espaço museológico são outros dos objetivos deste grupo de trabalho.
A proposta para este grupo foi feita pelos vereadores de Urbanismo das três câmaras e a Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto.