Ambiente

Ambiente em Família propõe a descoberta dos insetos do Parque Oriental

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_parque_oriental_06.jpg

Miguel Nogueira

Descobrir os insetos que povoam o Parque Oriental do Porto é a proposta da próxima sessão do programa municipal Ambiente em Família, agendada para a manhã de sábado, 14 de abril.

Asas, antenas, patas, estranhas armaduras bucais e outras características, mais ou menos peculiares, identificam pequenos seres vivos que, movendo-se por terra ou pelo ar, habitam os espaços verdes da cidade. Sem nos apercebermos da sua presença, desempenham funções importantes nos ecossistemas, como polinizadores, decompositores, predadores ou presas.

"Que bichos são estes?" é a pergunta-tema de uma sessão que permite conhecer o mundo dos insetos, orientada por José Grosso-Silva, investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da mesma instituição.

A sessão começa às 10 horas, com o grupo de participantes a encontrar-se na entrada do parque pela Av. Francisco Xavier Esteves, junto ao Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

A participação é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição (via mail dm.gestaoambiental@cm-porto.pt). É aberta a famílias e à população em geral, sendo que as crianças (maiores de 6 anos) devem estar acompanhadas por um adulto durante toda a sessão. 

Ambiente em Família é um programa de dinamização dos Centros de Educação Ambiental da Câmara do Porto. No primeiro e terceiro sábados de cada mês, propõe atividades entre as 10 e as 12 horas. No âmbito de sessões temáticas, as famílias são convidadas a realizar atividades experimentais, de expressão plástica, saídas de campo e observações de fauna e flora. Têm também a oportunidade de ouvir especialistas de diversas áreas relacionadas com o ambiente.

Nota: tratando-se de uma proposta de contacto com a natureza, ao ar livre, a realização da sessão depende de condições meteorológicas favoráveis.