Cultura

Álvaro Siza Vieira por completo na nova ala a si dedicada no Museu de Serralves

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O Museu de Arte Contemporânea abriu as suas portas, esta sexta-feira, para acolher as primeiras duas exposições na nova Ala Álvaro Siza: "Anagramas Improváveis" e "C.A.S.A. Coleção Álvaro Siza Arquivo". O próprio arquiteto e prémio Pritzker esteve presente na inauguração, relembrando muitas das suas afamadas obras.

São nove segmentos - um para cada década da sua vida –, complementados com a arte que Álvaro Siza Vieira produz à parte, por prazer, e que doou a Serralves. Nela podem descobrir-se, por exemplo, os desenhos do arquiteto desde a sua infância, quando fazia banda desenhada, ou a cozinha desenhada para a sua avó. Os edifícios que desenhou ao longo da sua vida, desde as primeiras casas aos projetos de habitação social do pós-25 de Abril estão também presentes ao longo da exposição.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, acompanhados pela presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e pelo próprio arquiteto.

gco_inauguracoes_exposicao_galeria_alvaro_siza_2024_33.jpg

Entrada gratuita este sábado

"C.A.S.A. Coleção Álvaro Siza Arquivo" centra-se no Arquivo Álvaro Siza da Fundação de Serralves, de que se destaca, por exemplo, a criação de uma espécie de Casa para a Cidade, na inacabada Avenida da Ponte, ou de uma Casa para a Nação, no então vazio Pavilhão de Portugal.

Já a exposição "Anagramas Improváveis – Obras da Coleção de Serralves" foi pensada por curadores de várias idades de Serralves, numa sucessão de diálogos entre artistas de diferentes gerações e de diferentes nacionalidades.

São apresentadas obras adquiridas recentemente por Serralves, como, por exemplo, trabalhos de Juliana Huxtable, Zanele Muholi, Arthur Jafa, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Alexandre Estrela, Trisha Donnelly ou Korakrit Arunanondchai.

Este sábado, Serralves abre ao público as exposições inaugurais da nova Ala Álvaro Siza, entre as 10 e as 19 horas. A entrada é gratuita.