Alunos formam elementos químicos gigantes nos 150 anos da Tabela Periódica
Notícia

Mais de uma centena de alunos de várias escolas do Grande Porto vão formar uma Tabela Periódica humana nesta terça-feira, logo a partir das 9 horas, na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto. A iniciativa pretende assinalar a abertura oficial de 2019 enquanto Ano Internacional da Tabela Periódica pela UNESCO, que acontece no mesmo dia, em Paris.
A atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens (ensino básico e secundário) e o público em geral para a importância deste ícone da Química, que celebra 150 anos.
A formação da Tabela Periódica irá ocorrer em simultâneo em várias outras cidades do país, sendo que no Porto é da responsabilidade Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em parceria com Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e várias escolas e conta com o apoio da Câmara do Porto.
Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) assumiu a coordenação das celebrações.
A estrutura da Tabela Periódica dos elementos químicos, tal como hoje é conhecida, foi proposta pelo químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleiev, em 1869, sendo considerada como uma das mais significativas conquistas da Ciência. Desde então, tem vindo a crescer ao longo dos anos com a descoberta de novos elementos.