Ambiente

Alunos trocam livros por luvas e limpam a praia do Homem do Leme

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 80 alunos das turmas do 7.º ano da Escola Francesa do Porto tiveram hoje uma “aula” diferente. Trocaram os livros por luvas e trataram de limpar a praia do Homem do Leme.

As condições meteorológicas permitiram que estudantes e professores pudessem “pôr mãos à obra” e fazer uma triagem dos resíduos existentes no local. Ao mesmo tempo, esta ação serviu para sensibilizar, especialmente os mais novos, para o respeito e sustentabilidade pelo meio ambiente.

A Escola Francesa é um dos 28 estabelecimentos de ensino da cidade que fazem parte do programa Eco-Escolas, desenvolvido, a nível nacional, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Este ano, o tema escolhido pelo programa é “Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores”.

A atividade da Escola Francesa teve o apoio da Câmara do Porto e das empresas municipais Águas e Energia do Porto e Porto Ambiente. Esta última, através de uma das suas equipas, fez a pesagem e recolha de todos os resíduos.

No final, a praia do Homem do Leme, uma das galardoadas com bandeira azul, ficou mais aprazível para quem a frequenta, tal como acontece com toda a orla marítima da cidade. Recorde-se que, no seguimento do processo de descentralização de competências, a atividade de gestão das praias do concelho ficou sob responsabilidade da empresa municipal Águas e Energia do Porto, ao passo que a sua limpeza passou a ser garantida pela Porto Ambiente.