Educação

Alunos do pré-escolar e 1.º ciclo beneficiam de apoio para material escolar e visitas de estudo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_escola_caramila_11.jpg

Miguel Nogueira

Ao longo deste ano letivo (2022/2023), os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo dos agrupamentos de escolas do concelho vão beneficiar de apoio para material escolar e visitas de estudo.

Na reunião privada desta segunda-feira, o Executivo municipal aprovou uma comparticipação no valor de 108.746 euros, que irá chegar a 2.874 crianças “pertencentes a agregados familiares cuja condição socioeconómica não lhes permita suportar integralmente os encargos inerentes à efetiva frequência”.

Com os votos unânimes dos vereadores foi aprovada a proposta, apresentada pelo vereador com a Ação Social Fernando Paulo, que contempla a atribuição de auxílios económicos, no valor de 40 euros, para as crianças do jardim-de-infância e 1.º e 2.º anos do escalão A, e de 45,80 euros para os alunos do 3.º e 4.º anos. 1968 crianças beneficiarão deste apoio.

Para o escalão B, os apoios são de 28,50 euros em todos os níveis de escolaridade, abrangendo 906 alunos.

A atribuição destes apoios no âmbito da ação social escolar, pode ler-se na proposta, pretende prevenir a “exclusão social, a redução dos níveis de insucesso e de abandono escolar”, assim como promover “o sucesso escolar e educativo, de modo a que todos, independentemente das suas condições sociais, económicas, culturais e familiares, cumpram a escolaridade obrigatória, consolidando a universalidade do ensino básico e a igualdade de acesso às oportunidades educativas”.