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Alunos do Porto chamados a agir por um mundo ambientalmente mais sustentável

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A partir do próximo ano letivo, os alunos das escolas do Porto vão ser chamados a agir mais diretamente rumo a um mundo ambientalmente mais sustentável. O Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto foi apresentado esta semana na Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis.

Numa sessão onde deu a conhecer aos estabelecimentos de ensino, instituições de âmbito educativo e representantes de associações de pais as atividades para vários níveis de ensino oferecidas pelo Município, o vice-presidente da Câmara do Porto, que tutela a área do Ambiente e Transição Climática, referiu que o objetivo do Plano é “que os participantes possam materializar ações concretas e com efeitos geracionais”.

“As alterações climáticas, a economia circular, as soluções de base natural, a expansão dos espaços verdes e a promoção da biodiversidade têm sido as áreas de trabalho de maior importância para a cidade na área da sustentabilidade”, lembrou Filipe Araújo.

Sendo uma ferramenta que já vem sendo aplicada, para o ano letivo 2022/2023, a estratégia assume-se como um Plano de Educação-Ação, como forma de estimular a tomada de atitude consciente para a sustentabilidade a partir dos estabelecimentos de ensino.

Tem como metas principais contribuir para a literacia ambiental, aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como para a aprendizagem com e na Natureza.

Desenhado principalmente pelos quatro Centros de Educação para a Sustentabilidade (CE.ES) do Porto, e com aposta no tema “+ Sustentável”, o Plano irá manter projetos inovadores para o ensino profissional e secundário na área das alterações climáticas e economia circular, já implementados em diversas escolas este ano letivo: ADAPTA-TE! e R´CIRCULAR.

As crianças do pré-escolar e 1.º ciclo vão continuar a ter as “Hortas Pedagógicas” no Covelo e no Núcleo Rural do Parque da Cidade como atividade regular e o Município garante um apoio cada vez mais próximo às Ecoescolas.

Entre as novidades do Plano de Educação-Ação está a oficina “Liga-te à Natureza” (inspirada no método de “flow learning” de Joseph Cornell), as atividades de limpeza de praia e de rios, e a possibilidade de algumas escolas poderem beneficiar de apoio para instalação de hortas nos seus espaços.

Além disso, está prevista uma oferta de oficinas pontuais ao longo do ano para diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 8.º ano de escolaridade, ajustadas com as aprendizagens essenciais para cada nível.