Educação

Alunos do Conservatório de Música vieram cantar as Janeiras aos Paços do Concelho

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A tradição manteve-se e, hoje, um grupo de alunos do 3º e 4º ano do Ensino Básico Integrado do Conservatório de Música do Porto veio, aos Paços do Concelho, cantar as Janeiras ao Executivo Municipal. Um momento único e vivido com grande expetativa por 48 crianças e a sua professora, Margarida Reis, sob a presença do presidente da Câmara, Rui Moreira, e vários vereadores. Também o diretor do Conservatório, António Moreira Jorge, marcou presença na cerimónia.

“Fui eu que lhes disse que viriam cantar aos Paços do Concelho. Ficaram todos contentes. Para muitos foi a primeira vez que se deslocaram a este belo edifício”, confessou ao Porto. Margarida Reis.

Numa intervenção de 15 minutos, os cantares tradicionais das Janeiras e dos Reis ecoaram pelo edifício. Cinco canções alusivas à quadra – “Cada Menino”, “Chove. É dia de Natal”, “Dia de Natal”, “Eu queria ser pai Natal”, “A palavra mais bela” –, compuseram o miniconcerto, a partir de poemas de António Gedeão, Fernando Pessoa, Luísa Ducla Soares e Adolfo Simões Müller.

No final da atuação foi entregue uma lembrança simbólica a todos os alunos, com desejos de bom ano, por parte de Rui Moreira e do Executivo Municipal.