Educação

Alunos do Colégio Luso-Francês representam Portugal na final europeia de concurso de Ciência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Representacao_Portuguesa_Final_Europeia_Concurso_Ciencia_01.JPG

DR

Três alunos do ensino secundário, pertencentes ao Colégio Luso-Francês, do Porto, vão representar Portugal na final europeia do concurso EUCYS - European Union Contest for Young Scientists -, a decorrer, entre os dias 13 e 15 de setembro, em Bruxelas. Em junho já tinham ganho o Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores, promovido pela Fundação da Juventude e entregue pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo.

Os três estudantes (Inês, Afonso e Mário) desenvolveram uma investigação baseada na produção de seda de teia de aranha com capacidade de regenerar tecido ósseo, usando uma bactéria marinha, a Rhodovulum sulfidophilum.

Segundo os jovens cientistas, esta investigação, intitulada Spider-BacH2, contribui para a mitigação de um problema de saúde global, a osteoporose, resultante, por um lado, do aumento da longevidade da população humana e, por outro, de estilos de vida cada vez mais sedentários.

O trabalho, desenvolvido no Colégio Luso-Francês, foi orientado pela professora Rita Rocha e teve o apoio científico do 3B´s Research Group, Laboratório de Investigação da Universidade do Minho dedicado aos Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos.