Educação

Alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco recebem duas centenas de computadores da Fundação EDP

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi uma manhã um pouco mais agitada a que se viveu esta segunda-feira na Escola Básica e Secundária do Cerco, que recebeu a visita do presidente da Câmara do Porto e do diretor-geral da Fundação EDP para uma entrega especial: 220 novos computadores que irão colmatar as desigualdades de acesso à educação pelos alunos económica e socialmente mais vulneráveis.

Os pais acompanharam os alunos à escola, como se este fosse o primeiro dia de aulas. Não é o primeiro, mas é o dia que, para mais de duas centenas de crianças e jovens do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, marca o início do pleno acesso à educação à distância.

Depois de, em 2020, ter direcionado a ajuda para os lares de idosos, “este ano considerámos que a educação era a nossa missão, no sentido de ajudar à digitalização das escolas”, explica o diretor-geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho.

Identificados, junto do Ministério da Educação, os TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, e as escolas que mais necessitavam de computadores, o programa EDP Solidária chegou ao Agrupamento de Escolas do Cerco.

“Hoje é um dia muito feliz para nós”, admitiu o presidente da Câmara do Porto. Para Rui Moreira, “estes computadores são ferramentas muito importantes, e não apenas durante o tempo da pandemia. Estamos num tempo em que estas ferramentas são fundamentais e sabemos que nem todos têm acesso a elas”.

Segundo o vereador com o Pelouro da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, o volume de computadores entregues pela Fundação EDP “é extraordinariamente importante”. Lembrando que “a Câmara do Porto tem suprido as necessidades de alguns alunos carenciados atribuindo verbas aos agrupamentos para adquirirem os computadores”, mas também que “ainda não chegaram todos os computadores necessários”, Fernando Paulo acredita que “estes que foram hoje entregues irão fazer a diferença no dia-a-dia das crianças e das famílias porque mais rapidamente vão resolver um problema que todos, de uma forma muito partilhada, temos procurado ajudar a ultrapassar”.

Recorde-se que, em dezembro, outros 150 computadores tinham sido oferecidos ao Município pelo BPI e Fundação ”la Caixa”.

“Esperamos que isto contribua, de alguma maneira, para a política de inclusão e para que a cidade seja mais coesa e mais feliz”, concluiu Rui Moreira, referindo, também, as obras que têm sido feitas na zona, assim como o projeto de reabilitação da Escola do Falcão, que “vamos apresentar proximamente”.

Depois da Escola Básica e Secundária do Cerco, também o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, assim como o Agrupamento de Escolas de Pedrouços, na Maia, vão receber computadores. Um total de 670 equipamentos para que “todos os alunos tenham igualdade de circunstância, tenham computadores que os ajudem a crescer e a ter uma melhor formação”, explica Miguel Coutinho. A fatia faz parte um investimento de cerca de um milhão de euros da Fundação EDP que vai permitir a entrega de mais de três mil computadores a nível nacional.

Para o diretor-geral da Fundação, a entrega deste equipamento “é fundamental para que estes jovens tenham igualdade de oportunidades relativamente a outros e que possam ter um futuro mais sorridente enquanto cidadãos e enquanto contribuintes para uma sociedade melhor”.

E, nesta manhã, os mesmos alunos que entraram naquela sala com a timidez de terem os olhares postos neles, dali saíram a gritar um sonoro “sim” quando lhes perguntaram se estavam felizes.