Educação

Alunos disputaram final concelhia do Concurso Nacional de Leitura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_feira_do_livro_1set_15.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A fase municipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) reuniu na quinta-feira, em formato online, 97 finalistas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de 16 escolas e agrupamentos do concelho do Porto.

Numa jornada muito animada, os jovens disputaram as provas escritas durante a manhã e, durante a tarde, conviveram num ambiente digital assistindo, online, às provas orais dos 20 finalistas apurados. Acompanhados por professores e bibliotecários, partilharam as suas leituras sobre os livros de Richard Zimler, autor selecionado, este ano, pela organização.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o escritor que, para além de integrar o júri desta fase municipal, partilhou com os alunos a sua experiência e as razões pelas quais escreve em português para os mais jovens.

A vereadora da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, na sessão de abertura, enalteceu a importância desta iniciativa, afirmando que o Município “cumpre com o objetivo central do Concurso Nacional de Leitura que é o de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. Por isso mesmo, desde a primeira hora, a Câmara do Porto, através das Divisões Municipais de Bibliotecas e Programas Educativos, aposta na realização desta iniciativa à volta do ler, do livro, da literatura e da escrita.”

Os 97 participantes da fase municipal representaram o Agrupamento de Escolas (AE) Alexandre Herculano, AE António Nobre, AE Carolina Michaëlis, AE Cerco do Porto, AE Clara de Resende, AE Fontes Pereira de Melo, AE Garcia de Orta, AE Infante D. Henrique, AE Leonardo Coimbra – Filho, AE Pêro Vaz de Caminha, AE Rodrigues de Freitas, AE Viso, Escola Artística do Conservatório de Música do Porto, Escola Artística Soares dos Reis, ES Filipa de Vilhena e o Externato Ribadouro.

No próximo dia 23 de abril, e no âmbito de um programa especial comemorativo do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, irá decorrer a cerimónia de atribuição de prémios e certificados, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Os vencedores desta fase municipal vão, ainda, representar o Município do Porto na próxima fase, que decorrerá na Área Metropolitana do Porto, em Santa Maria da Feira.

Consulte a lista de vencedores.