Educação

Alunos de todo o país juntam-se no Porto para encontrar a melhor empresa júnior

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

À 15.ª edição a competição nacional A Empresa, promovida pela Junior Achievement Portugal (JAP), chegou ao Porto para apresentar 25 ideias de negócio criadas por alunos do ensino secundário de todo o país. A final teve lugar esta quarta-feira, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Uma casa modular e inteligente para insetos polinizadores, onde se pode rastrear movimentos e tirar informações a partir de sensores e, daí, analisar os dados em prol de uma melhor produtividade de um terreno agrícola.

“PolenData” é a proposta de empresa criada pelos alunos da Escola Secundária de Miraflores, vencedores da competição que conta com o apoio do Município do Porto através do programa Porto de Futuro. Considerada uma “best practice” pela Comissão Europeia, o programa desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma mini-empresa, ao longo de um ano letivo e em contexto sala de aula. A melhor ideia vai agora disputar a final europeia do programa que decorre no Gen-E 2022, o maior festival de empreendedorismo da Europa, em Tallinn, na Estónia.

Encarregue de anunciar o vencedor, o presidente da Câmara do Porto lembrou aos alunos finalistas a importância do mérito na prossecução dos sonhos. “É uma palavra que muitas vezes está ausente daquilo que é a nossa vida em sociedade, do que fazemos na escola e, depois, quando começamos a ser empreendedores”, afirmou Rui Moreira.

Para o autarca, “não avaliamos muito o mérito em Portugal”. “Valorizem o mérito. Ela não pode ser uma palavra proibida porque é o mérito de uns que depois ajuda os outros. O mérito não pode ser uma coisa para fecharmos numa caixa, se não transforma-se numa coisa inútil, para a sociedade, para os outros e para nós”, aconselhou o presidente.

Rui Moreira desafiou ainda os estudantes – futuros empreendedores – a que “no futuro, estejam todos a viver no Porto”, lembrando como a cidade está a fazer crescer o seu ecossistema de startups, de atração de negócios.

Num evento que contou também com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, foram também distinguidas outras empresas juniores que trouxeram ideias como aplicações para criação de negócios por refugiados ou para utilização dos excedentes de pesca, soluções para a produção de energia, ou o recurso a inteligência artificial para utilização de contentores do lixo.

Nesta edição no Porto, a competição decorreu sob avaliação de representantes de empresas e instituições como a Symington Family Estates, o Banco BPI, a EDP, o Santander Universities, a Sonae, a Fundação Vieira de Almeida, o grupo Jerónimo Martins, a Fundação Ageas, a Citi, a Retail Accenture Portugal, o Banco Montepio, a Corticeira Amorim, o grupo Manpower e a GALP.

Promovendo o empreendedorismo, a empregabilidade e a literacia financeira, o programa A Empresa já envolveu mais de 50 mil alunos. Mais de 44 mil já beneficiaram dos projetos que a Junior Achievement Portugal tem desenvolvido em colaboração com a Câmara do Porto.