Educação

Alunos de Costa Cabral vencem prémios com filme de animação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O filme de animação “A princesa que venceu o medo”, realizado pela turma do 3.º B da Escola Básica de Costa Cabral, foi considerada a melhor curta-metragem de animação no Festival “Plasencia Encorto International Youth Film”, que decorreu recentemente em Espanha. Três representantes da turma, e as suas famílias, estiveram no festival para receber o prémio.

No âmbito do Porto de Crianças, o filme foi realizado pelos alunos no ano letivo anterior, sob a orientação técnica do CLIA Anilupa, tendo sido utilizados diferentes materiais para a construção das personagens e cenários. O argumento, criado em conjunto pela turma, foi distribuído entre alunos para que cada um tivesse a oportunidade de participar na gravação das falas. A música para a curta-metragem foi criada por Fábio Fernandes.

Já este mês, quatro alunos da turma deslocaram-se a Viana do Castelo para assistir ao XXIII Encontros de Cinema. No final, foram brindados com mais um prémio, agora de Melhor Filme de Animação do 1.º e 2.º ciclo do Ensino no AÇÃO09! - Festival de Vídeo Escolar. Os alunos subiram ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda para receberem o prémio, em representação da turma de realizadores.

Nestes encontros, foram também exibidos os filmes: “Mundo em pedaços”, realizado pelos alunos do 4.º ano da Escola Básica de Carlos Alberto; “O lápis mágico” da autoria dos alunos do 3.º G1 da Escola Básica de Fernão de Magalhães; “A Vila mágica”, realizado pelos alunos do 2.º ano da Escola Básica das Condominhas, e “A gata e o cão”, dos alunos do 1.º e 2.º ano da Escola Básica de São João de Deus.

O Porto de Crianças é dirigido às crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas da rede pública da cidade. É um programa de coadjuvação curricular, de apoio interdisciplinar aos docentes titulares de turma, que reforça áreas curriculares como a educação artística e científica, a formação cívica e para a cidadania. O projeto de Cinema de Animação é uma das ofertas educativas integradas no Programa Municipal do Porto de Crianças.