Educação

Alunos das escolas básicas da Torrinha e de S. Tomé descobrem encantos da ciência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Alunos das escolas básicas da Torrinha e de S. Tomé viajaram até aos centros Ciência Viva, no Campo Alegre, e aí puderam descobrir todos os encantos da área, para além de usufruírem de viagem num autocarro elétrico da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Esta ação insere-se num projeto piloto entre a Câmara e a empresa municipal de transportes públicos.

Durante toda a semana, os alunos participantes do projeto Escola Ciência Viva, promovido pelo Município em conjunto com a Universidade do Porto, fizeram a viagem entre as escolas e os dois centros ciência viva (Galeria da Biodiversidade e Planetário do Porto) num autocarro elétrico da STCP. Na última semana de setembro já tinham participado nesta iniciativa os alunos da escolas básicas Augusto Lessa e da Constituição.

A viagem dos alunos da Torrinha e de S. Tomé foi acompanhada pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, e pela presidente do conselho de administração da STCP, Cristina Pimentel. "Este projeto é uma excelente forma de trabalhar a autonomia dos alunos, não descurando as questões de sustentabilidade ambiental para as quais os mais jovens estão muito atentos. A utilização dos transportes públicos em contexto escolar só tem vantagens, para os alunos, pais e para a cidade no seu todo", sublinhou o autarca.

"Esta iniciativa é uma forma de sensibilizarmos os mais novos para a utilização dos transportes públicos. Para além disso, quisemos também animar o percurso entre a escola e o Planetário do Porto, lançando várias atividades dedicadas às crianças com o intuito de promovermos a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental", realçou Cristina Pimentel.

O projeto piloto, que abrangeu cerca de 100 alunos, pretende promover a oferta de transporte público da cidade, incentivando-os a serem futuros utilizadores de meios de transporte sustentáveis.

Ao longo das duas semanas, as viagens de ida foram dinamizadas pelo serviço educativo do Museu do Carro Eléctrico, que, em três dos cinco dias de cada semana, lançou várias atividades para os mais novos, reforçando a importância da utilização de transportes públicos e do combate às alterações climáticas, já que "as crianças de hoje são as responsáveis pelas de amanhã".