Turismo

Alunos aprendem o verbo "entripeirar" para partilhar espírito da cidade com os turistas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Eu "entripeiro", tu "entripeiras", nós recebemos bem quem visita a cidade. É aprendendo a conjugar um novo verbo que, por entre filmes imersivos, conhecendo a nova personagem que é o espírito do Porto e aventurando-se em jogos, os alunos das escolas do concelho vão ser protagonistas das narrativas de uma maior consciência turística. Novo projeto "VisitPorto Experience" arrancou, esta segunda-feira, na Escola Leonardo de Coimbra (filho).

O que significa ser “hospitaleiro"? Porque é que o Porto é a cidade Invicta? E a expressão "tripeiros", de onde vem? Afinal, o que são alfarrabistas? Nesta aula, o professor é o "Espírito do Porto", o "avatar" criado pelo Município para despertar o interesse dos alunos para um dos setores que mais dinamismo traz à cidade.

Para a vereadora do Turismo e Internacionalização, "é muito importante termos este envolvimento, com a necessidade que temos, cada vez mais, de mão-de-obra qualificada nesta área, uma vez que o crescimento do setor tem sido um fator muito relevante na cidade".

E é de pequenino que se desperta este interesse, como explica Catarina Santos Cunha, "para eles perceberem a importância destas profissões, porque é que os turistas vêm tanto à cidade, o que é que a cidade tem de tão importante".

Ao mesmo tempo que "percebem a cidade de uma forma divertida", os jovens descobrem que as respostas à pergunta "o que queres ser quando cresceres?" podem estar dentro das profissões relacionadas com o Turismo.

"Hoje temos, na cidade, uma oferta de cursos profissionais muito diversa e é importante que as crianças percebam o que são as potenciais atividades profissionais e o leque variado de escolhas que podem ter", afirma o vereador da Educação.

Fernando Paulo relembra como o Porto "é uma Cidade Educadora, por isso é importante criarmos experiências e projetos nas escolas que potenciem que os alunos conheçam a cidade onde vivem, onde estudam".

"Criar o sentido de identidade e de pertença, levá-los a conhecer o património, mas também fazer novas abordagens daquilo que é o Turismo na cidade, quais são as potencialidades, os empregos em torno do Turismo, a importância da capacitação e da qualificação, a aprendizagem de uma língua estrangeira", sublinha.

A grande tenda de projeção imersiva, assim como as atividades do "VisitPorto Experience", que incluem, ainda, um jogo de tabuleiro para os alunos jogarem em família, vão chegar a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo e estender-se durante o ano letivo "para que os alunos vão consolidando os conhecimentos e os valores que queremos transmitir".