Sociedade

Alumnus da FEUP é distinguido com Bolsa Marie Curie no valor individual de 160 mil euros

  • Notícia

    Notícia

#DR_miguel_xavier_alumnus_feup.jpg

DR

O alumnus da FEUP e mestre em Bioengenharia - ramo de Engenharia Biomédica - da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Miguel Xavier viu o seu projeto GASTRIC ser reconhecido pela Comissão Europeia ao conquistar uma bolsa individual Marie Curie no valor de 160 mil euros.

Miguel Xavier estuda o desenvolvimento de um dispositivo automatizado que simula a digestão e absorção intestinal de fármacos ou suplementos alimentares ingeridos oralmente. 

"A partir deste dispositivo, será possível prever se um determinado composto ativo é devidamente digerido e absorvido e se se torna disponível para atingir, por exemplo, um órgão-alvo. Com um dispositivo deste tipo, espera-se, por um lado, conseguir acelerar o tempo necessário para o desenvolvimento de novos fármacos ou suplementos e, por outro lado, reduzir a necessidade de recorrer a estudos com animais para fazer essas mesmas previsões", explica o investigador.

O projeto está a ser desenvolvido por Miguel Xavier e equipa de investigação no Laboratório Internacional de Nanotecnologia (INL), situado em Braga e inclui, também, dois parceiros no Reino Unido: a farmacêutica GlaxoSmithKline e a Universidade de Southampton, estabelecimento de ensino onde concluiu o doutoramento em 2018.