Educação

Alojamento marcou debate sobre o Dia Nacional do Estudante

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Politécnico do Porto e as respetivas Associações de Estudantes promoveram, no Dia do Nacional do Estudante (24 de março), um debate, sobre a problemática do alojamento para os alunos do ensino superior.

A iniciativa decorreu no Porto Innovation Hub e contou com a participação de Pedro Baganha, vereador da Habitação da Câmara do Porto, Pedro Teixeira, secretário de Estado do Ensino Superior, Ana Pinho, coordenadora do painel responsável pela avaliação das candidaturas a residências ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e João Pedro Pereira, presidente da FNAEESP – Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico.

Pedro Baganha reiterou o papel do Município no apoio aos projetos que promovam a construção ou reabilitação do alojamento estudantil a preços acessíveis, com uma função de apoio social. O responsável político salientou as normas e regras incluídas no PDM atual, entre elas a clarificação do conceito de alojamento estudantil a preços controlados. “Neste novo PDM temos uma clara discriminação positiva para esta tipologia de espaços. A construção destas respostas em zonas de equipamentos tem um olhar cuidado, desde logo, uma majoração e maximização em termos de índices de construção”, afirmou.

A necessidade de melhorar a articulação de algumas matérias supramunicipais, nomeadamente questões de mobilidade foram também mencionadas por Pedro Baganha, considerando que “respostas para este problema não terão uma solução rápida e fácil” dada a complexidade e falta de investimento nas últimas décadas na habitação, e por isso importa criar uma administração técnica mais forte e que possa criar confiança entre os diversos agentes decisores.

A encerrar o debate, o secretário de Estado do Ensino Superior realçou a importância da resposta pública no alojamento. Pedro Teixeira reforçou a necessidade do compromisso nacional para o desígnio de implementar este PRR para as residências universitárias. Este “plano é central para a vida dos estudantes”, considerando que “é uma resposta que poderá ajudar a melhorar outras dimensões com que nos debatemos no ensino superior, desde logo a saúde mental, o sucesso académico, a redução da taxa de abandono”, referiu.

O Dia Nacional do Estudante foi instituído a 8 de maio de 1987 pela Assembleia da República, mas a história da efeméride remonta à década de 60 e a conflitos entre os estudantes da Universidade de Coimbra e o regime do Estado Novo.