Educação

Alojamento e emigração no topo das preocupações dos estudantes do ensino superior

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Centenas de estudantes da Academia do Porto desceram em silêncio e com uma mala de viagem desde a Estação de Metro da Trindade até à Avenida dos Aliados, nesta quarta-feira.

No âmbito do Dia Nacional do Estudante, que se assinala no próximo domingo, 24 de março, os jovens pretenderam alertar contra a perspetiva de emigração, a falta de alojamento e outros problemas dos universitários da “Geração 30”.

Francisco Porto Fernandes, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), explicou que “os jovens enfrentam um cenário pouco favorável para criar condições de vida em Portugal e o país não acompanhou minimamente a crescente qualificação”. “Estamos a formar jovens para exportar”, referiu o presidente, em comunicado.

"Nós dizemos que é a 'Geração 30', depois da 'Geração à rasca', porque é uma geração em que, desde 2011, os licenciados perderam 30% do poder de compra. Saímos de casa dos nossos pais aos 30 anos, e por isso, segundo dados do Observatório da Emigração, 30% dos jovens portugueses emigraram", disse o líder estudantil.

Os jovens destacaram também o custo da habitação, com o problema do alojamento estudantil, e o estigma da saúde mental, com relatos de exaustão e depressão, como principais desafios a resolver.

Para Francisco Porto Fernandes, os três temas acabam por desaguar num só: "Isto é um só tema. É basicamente o tema de valorizar o ensino superior e valorizar o futuro de Portugal".