Proteção Civil

ALERTA: Perigo de cheia nas zonas ribeirinhas

O agravamento das condições meteorológicas e as previsões para as próximas horas fazem admitir com grande probabilidade a ocorrência de cheias nas zonas ribeirinhas do Porto, Gaia e Gondomar, podendo afetar desde a Ribeira a Miragaia e Cais do Ouro.

A Proteção Civil Municipal do Porto - na sequência do comunicado operacional da Capitania do Porto do Douro que aponta o nível Laranja no alerta de cheias no estuário do rio Douro e na albufeira de Crestuma-Lever - apela por isso à maior prudência e à tomada de todas as precauções possíveis.

Tendo em consideração a cota atingida durante a preia-mar desta quinta-feira (Postigo do Carvão) e a forte precipitação ocorrida durante a tarde, as previsões apontam para que a situação durante a manhã de sexta-feira, nomeadamente pela preia-mar das 09h35, seja tendencialmente mais complicada, podendo o nível das águas atingir, além do Postigo do Carvão e o Cais do Ouro, zonas como Miragaia.

A Câmara do Porto, a Proteção Civil e o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias estão a acompanhar a evolução da situação, apelando às populações das zonas ribeirinhas para que se mantenham vigilantes e informadas.