Proteção Civil

ALERTA de cheias no Douro sobe para o nível vermelho

  • Notícia

    Notícia

#mno_cheias_dez_2019_35.JPG

Miguel Nogueira

Subiu para o nível vermelho - o mais grave - o nível de alerta de cheias no estuário do Rio Douro, onde as águas galgaram já a margem ao início da manhã desta sexta-feira. A continuação do aumento dos caudais do rio faz aumentar a previsibilidade de novas e maiores cheias a partir do fim da tarde de hoje em toda a extensão ribeirinha do Porto.

Os serviços municipais de Proteção Civil estão a difundir novos avisos, na sequência da emissão de um novo comunicado operacional da Capitania do Porto do Douro que dá conta de preocupações acrescidas quanto a nova subida do nível das águas e consequente alagamento de mais zonas do que as afetadas durante a preia-mar desta manhã.

Devido à forte precipitação ocorrida em toda a bacia hidrográfica do Rio Douro e face ao caudais atualmente verificados, está implementado o seguinte nível de alerta de cheias: 

- "VERMELHO" no estuário do Rio Douro e albufeiras de Crestuma-Lever, Carrapatelo e Bagaúste

- "LARANJA" nas albufeiras da Valeira e Pocinho

- "AMARELO" na albufeira de Torrão.

Tendo em consideração a cota atingida hoje de manhã e os efeitos da forte precipitação ocorrida na tarde de ontem, prevê-se agora que a situação na preia-mar desta noite, pelas 22h20 horas, atinja os mesmos locais, podendo ocorrer com maior altura de água. Assim, a partir das 18 horas, são de esperar alagamentos no estuário do Rio Douro, nas seguintes zonas:

- Postigo do Carvão

- Cais do Ouro

- Cais de Massarelos

- Miragaia

- Afurada

- Cais da Ribeira

- Cais de Gaia

- Marginal de Gaia

- Oliveira do Douro.

Entretanto, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para que as condições meteorológicas adversas se mantenham - ou até agravem - pelo menos até à próxima segunda-feira, dia 23.

Quanto a precipitação, continuará a registar-se chuva ou aguaceiros até domingo, por vezes forte durante a tarde de sexta-feira e manhã de sábado.
O vento soprará de Oeste, moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 90 km/h durante o dia de sábado, enquanto no mar haverá ondulação de Oeste com 4 a 5 metros, passando do atual Aviso Amarelo para Aviso Laranja a partir das 18 horas de sábado e até às 24 horas de domingo.
A Câmara do Porto, a Proteção Civil e o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias acompanham em permanência a evolução da situação e reforçam o apelo às populações das zonas ribeirinhas para que se mantenham vigilantes e informadas e que acautelem a segurança pessoal e de bens. Apelam ainda a toda a população para que evite circular nas zonas de maior risco, inclusive a presença motivada pela curiosidade.