Cultura

Albano Jerónimo sobe ao palco do Campo Alegre com música, teatro e ópera

  • Notícia

    Notícia

#Filipe_Ferreira_um_libreto_para_ficarem_em_casa_seus_anormais_Albano_Jeronimo.jpg

"Um libreto para ficarem em casa seus anormais" é o nome do espetáculo do e com o galã das telenovelas, que o Teatro Municipal do Porto apresenta no Campo Alegre, às 21,30 horas de sexta-feira e às 19 horas de sábado.

Albano Jerónimo, que é também encenador, apresenta esta sua criação com a companhia TN21 tendo como referência a versão original ("Tivessem ficado em casa seus anormais"), do dramaturgo argentino Rodrigo García, onde se expunham histórias contadas através de um prisma pessoal e por meio de uma linguagem trôpega e violenta.

Porém, nesta coprodução do Teatro Municipal do Porto, a companhia teatronacional21 parte desse texto, mas não se circunscreve a ele. Cruza um outro imaginário, o do cineasta Werner Herzog na sua obra-prima "Fitzcarraldo: história de um alemão melómano", que enceta uma empresa de exploração de borracha para gerar lucro que lhe permita realizar o seu sonho, que consiste em construir um Teatro de Ópera na Amazónia.

Aqui, Albano Jerónimo mistura estes dois universos para tecer a sua própria ficção: interpretar uma espécie de Fitzcarraldo que procura montar uma ópera em Portugal. Nela, ensina aos músicos princípios revolucionários, ora para cumprir o seu "sonho" de melómano, ora para instigá-los a revoltarem-se contra a classe política nacional, neste besuntar permanente das palavras de Rodrigo García com a música de Vítor Rua.

Criando um jogo insolente, a fúria desta ópera combate a seriedade mórbida das máscaras sociais e a cristalização dos "lugares comuns". O "exagero" como medida justa e necessária revela-nos, por fim, uma arte frágil, inquieta, de reflexão e de combate.

Produção: teatronacional21

Coprodução Teatro Municipal do Porto, TNDM II, Casa das Artes de Famalicão, Projecto Crinabel Teatro

+info e bilhetes