Turismo

Alargamento do programa Confiança Porto vai reforçar sustentabilidade da cidade como destino turístico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_centro_historico_36.JPG

Filipa Brito

O Município do Porto alarga o âmbito do programa “Confiança Porto”, que vai passar a abranger matérias de sustentabilidade e de valorização de recursos humanos.

Este programa municipal, implementado em 2021, reconhece, atualmente, a qualidade e excelência das unidades de alojamento turístico, com base em requisitos de gestão, acolhimento, serviço de limpeza, equipamentos e infraestruturas, manutenção e ambiente, segurança e envolvente.

Com este alargamento de competências, tendo por base a procura turística próxima dos níveis de 2019, o Município vem reforçar a sua estratégia de sustentabilidade da cidade, nomeadamente, através da valorização do território na sua globalidade, incentivando a descentralização dos fluxos turísticos e investindo na qualificação da oferta, com vista à melhoria da experiência dos visitantes e da qualidade de vida dos locais.

Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto, explica que “estes novos critérios são fundamentais para o aumento do nível de confiança na cidade por parte dos turistas”.

Está, também prevista, a expansão do “Confiança Porto” a outras áreas do setor, como sejam os circuitos pedonais e a animação turística, em articulação com os representantes do Conselho Municipal de Turismo e outros stakeholders.

“O objetivo é assegurar a preservação da história e da cultura da cidade, bem como a imagem do destino, mas também salvaguardar a plena fruição do espaço público, acautelando que a sua ocupação não ponha em causa a acessibilidade, mobilidade e o bem-estar de todos”, esclarece a responsável política.

Nesse sentido, são objetivos do Município descentralizar fluxos turísticos e atenuar impactos negativos ao nível da capacidade de carga do território (física, sociocultural, ambiental e psicológica), criar novas centralidades e novos corredores turísticos em zonas de menor densidade turística, preservar alguns sítios e recursos de relevância patrimonial e turística e contribuir para a qualificação da oferta turística, envolvendo o setor e os stakeholders nesta missão.